38 dias depois, o FC Porto volta ao Estoril para, quarta-feira (a partir das 18 horas), completar o jogo da 18.ª jornada, interrompido ao intervalo devido a questões de segurança na bancada norte do Estádio António Coimbra da Mota.

Com a possibilidade de ampliarem a vantagem na liderança da Liga para cinco pontos, os dragões têm 45 minutos para dar a volta a uma desvantagem de 1-0. Porém, em relação ao jogo de 15 de janeiro Sérgio Conceição tem oito indisponíveis.

Entre as baixas estão, à partida, os quatro reforços de inverno. Osorio, Paulinho, Waris e Gonçalo Paciência são inelegíveis por não estarem inscritos pelo clube à data da primeira parte. A estes juntam-se quatro titulares da primeira parte, de dia 15, que estão indisponíveis para a segunda parte. Desde logo, Miguel Layún, que entretanto foi emprestado ao Sevilha, mas também Ricardo Pereira e Danilo Pereira, lesionados, e muito provavelmente Vincent Aboubakar, que recupera de fadiga muscular e não foi convocado para os últimos quatro jogos dos dragões.

Estoril-FC Porto: recorde aqui a ficha e o filme do jogo

A ser utilizado, Aboubakar teria de entrar de início, já que os regulamentos não permitem que os titulares na ficha de jogo original passem para a condição de suplentes. Esse é o caso também de José Sá. Sérgio Conceição referiu o caso específico do guarda-redes na conferência de imprensa de domingo, após a goleada sobre o Rio Ave.

O jogo de domingo marcou o regresso à titularidade de Casillas em jogos da Liga. Sendo provável nova aposta de início no espanhol, essa opção condiciona a que Vaná ou Fabiano sejam chamados para o banco. Ou seja, a titularidade de Casillas significa a não convocatória de Sá.

Aboubakar e Ricardo: dois prováveis ausentes para a segunda parte no Estoril

Sem contar com Sá, que tem alternativas, há seis «intocáveis» para a segunda parte. Ou seja, titulares no jogo de 15 de janeiro que voltarão a fazer parte do onze ou serão inelegíveis para o banco. Aqui, uma alteração é iminente em relação ao jogo de domingo frente ao Rio Ave: Marcano deverá ceder o lugar a Reyes, já que o mexicano não poderá ser suplente por ter sido titular nos primeiros 45 minutos. Se apostassem em Marcano, Conceição não teria outro central no banco, pois Osório, como se disse, é carta fora do baralho. Pelo mesmo motivo, Maxi Pereira, Felipe, Alex Telles e Herrera têm a titularidade como muito provável.

De acordo com o ponto 10 do artigo 41.º do Regulamento de Competições da Liga, a ficha de jogo pode ser alterada de início, podendo no decorrer do jogo o FC Porto fazer três substituições e o Estoril apenas duas, já que na primeira parte do jogo havia feito uma alteração.

Por sua vez, Brahimi e Otávio, que estavam lesionados a 15 de janeiro, poderão ser opções para Conceição. Aliás, certamente que constarão da ficha de jogo, já que, para esta partida, os dragões têm disponíveis 16 jogadores de campo.

Apesar de ter visto o quinto amarelo frente ao Rio Ave, Corona também poderá ser opção, já que segundo a alínea G do ponto 10 do artigo 41.º, «os jogadores suspensos na sequência de um jogo disputado após o jogo interrompido podem ser incluídos na ficha técnica». O mesmo acontece com Bruno Gomes, avançado do Estoril expulso com vermelho direto frente ao Belenenses. 

Do lado do Estoril, Lucão e Victor Andrade recuperaram de lesão, apesar de não terem ritmo, pelo que são também 16 os jogadores de campo disponíveis. Tiago Cardoso, Joel Ferreira e Gonçalo Brandão estão lesionados, tal como os inelegíveis Joel Ferreira, substituído na primeira parte do jogo de dia 15, e Kléber, que tem de cumprir castigo nessa partida. Outro ausente certo é Fernando Fonseca, lateral emprestado pelo FC Porto.

Além destes, Ivo Vieira, não poderá contar com Wesley Dias e Aylton Boa Morte, que jogaram a primeira parte da partida da 18.ª jornada, mas entretanto foram cedidos ao Paraná e Cova da Piedade, respetivamente, além dos reforços de inverno Dankler, Ailton, Matheus Savio, Ewandro Costa e Gonçalo Santos. Renan Ribeiro também foi contratado na reabertura de mercado, mas pode jogar porque já estava inscrito. Foi, aliás, o titular na baliza do Estoril nos primeiros 45 minutos.

--

FC PORTO: jogadores disponíveis para o jogo com o Estoril:

Guarda-redes: Casillas, José Sá*, Vaná e Fabiano.

Defesas: Maxi Pereira*, Felipe*, Diego Reyes*Alex Telles*, Marcano e Diogo Dalot.

Médios: Herrera*, Sérgio Oliveira, André André, Óliver Torres e Otávio.

Avançados: Marega*, Hernâni, Corona, Brahimi, e Soares.

--

ESTORIL: jogadores disponíveis para o jogo com o FC Porto:

Guarda-redes: Renan Ribeiro*, Moreira e Thierry.

Defesas: Pedro Monteiro*, Halliche, Lucão, Mano e Abner*.

Médios: Pepê*, Kyriakou*, Eduardo*, Lucas Evangelista*, Allano, Duarte e Matheus Índio.

Avançados: Bruno Gomes*, Victor Andrade*, André Claro e Jormán Aguilar.

*Titulares na primeira parte, a 15 de janeiro: não poderão ser inscritos na ficha de jogo como suplentes para a segunda parte.