Acompanhe o Benfica-Boavista no AO VIVO do Maisfutebol (17h00)

MOMENTO

Benfica: a escorregadela na Mata Real há uma semana obriga a uma concentração redobrada para a receção ao Boavista até porque, na próxima semana, há dérbi em Alvalade. A equipa de Jorge Jesus, além de não ter aproveitado a oportunidade para deixar o FC Porto a uma distância mais confortável, permitiu que o Sporting voltasse a ter o líder à vista. É verdade que o clube da Luz ainda tem uma boa margem de manobra (seis e sete pontos), mas um novo desaire também pode significar um ponto de viragem no campeonato. Também é verdade que o Benfica somou quase todos os pontos possíveis em casa (exeção para o empate com o Sporting) e que o Boavista não vence na Luz há mais de quinze anos, mas também é preciso ter em conta que foi este Boavista que, em circunstância especiais (muita chuva), foi empatar ao Dragão.

Boavista: este Boavista já tem pouco a ver com o que recebeu o Benfica à segunda jornada (0-1). Apesar da irregularidade nos resultados, a equipa de Petit tem vindo a somar pontos que lhe permitem seguir no 13º lugar, mas com uma vantagem confortável de sete pontos sobre os últimos classificados. Prova disso é a vitória sobre o Sp. Braga (1-0) na última jornada. Um jogo especial para Petit que volta a um estádio onde jogou seis temporadas consecutivos e onde foi campeão pela última vez.

AUSÊNCIAS

Benfica: Gaitán será o grande ausente no onze encarnado. Jorge Jesus revelou que o argentino está a recuperar bem, mas vai guardá-lo para o dérbi. César também continua fora das contas, tal como Rúben Amorim e Fejsa. Atenção especial para Talisca que está em risco de falhar o dérbi caso veja um amarelo neste jogo. Os reforços Mukhtar, Jonathan Rodríguez e Elbio Álvarez, pelas palavras de Jesus, «ainda têm muito que pedalar».

Boavista: Marek Cech e Fábio Ervões tiveram problemas físicos durante a semana, mas deverão estar aptos para o jogo deste sábado. Numa altura em que ainda não foi divulgada a lista de convocados, Lucas Rocha, Anderson Correia, Ancelmo Júnior e Reuben Gabriel, todos com problemas físicos, não devem entrar nas contas para este jogo.

DISCURSO DIRETO

Jorge Jesus: «Nenhuma derrota tira a confiança a uma equipa que esteja em primeiro no campeonato. Pode é não contribuir para melhorar a situação. Os outros é que olham de baixo para cima e andam atrás. Estamos a tentar fazer o nosso jogo, não perder a vantagem pontual. A nossa ideia é manter um nível pontual. É como no ciclismo. Etapa a etapa. Tanto se é campeão por um ponto como por vinte. O que importa é continuar na frente.»

Petit: «A nossa estratégia é o nosso trabalho. Se formos concentrados e humildes, não temos que ter medo dos jogadores que vamos defrontar. Vamos levar um autocarro, mas, temos de o deixar à porta».



HISTÓRICO
É um clássico do futebol português com mais de meia centena de jogos (51) só no Estádio da Luz com claro domínio para a equipa da casa que soma 36 vitórias, 11 empates e apenas 4 derrotas. Na primeira volta, no Bessa, o Benfica venceu com um golo solitário de Eliseu, mas a última visita dos «axadrezados» à Luz já tem oito anos e ficou marcada por uma goleada das antigas (6-1) numa equipa que já contava com Luisão e Maxi Pereira. O uruguaio até marcou um dos golos.

EQUIPAS PROVÁVEIS

BENFICA:


BOAVISTA: