MOMENTO

Marítimo – Para a equipa de Ivo Vieira, o dérbi tem uma importância acrescida por duas razões: os verde-rubros estão um ponto atrás do rival na luta pelo campeonato interno; e, mais importante ainda, não vencem o Nacional há cinco jogos, sendo que nos últimos sete anos só por duas vezes saíram vitoriosos. Uma tendência que, face à rivalidade entre as equipas, os verde-rubros querem naturalmente contrariar.

Nacional – A equipa de Manuel Machado chega menos pressionada para o dérbi. Primeiro, porque joga fora de casa; depois, porque já venceu o Marítimo duas vezes esta temporada, com uma delas até a valer a eliminação do rival nos quartos de final da Taça de Portugal. Um conjunto que vai procurar manter a tendência dos últimos anos de roubar muitos pontos ao rival.

AUSÊNCIAS

Marítimo – Fernando Ferreira e Dyego Sousa (lesionados)

Nacional – Zainadine (castigado) e Edgar Abreu (lesionado)

DISCURSO DIRETO

Ivo Vieira: «Não posso traçar favoritismos. Julgo que o próprio jogo é que vai definir alguma coisa. Farei tudo para que seja o Marítimo a conquistar os três pontos. É reconhecido que estamos num momento diferente comparativamente ao que estávamos há dois meses, mas o Nacional também melhorou imenso depois de algumas aquisições no mercado de inverno.»

Manuel Machado: «Julgo que será um jogo em que não há um favorito. Já em termos de pressão ela é dividida. As duas equipas têm tido um percurso muito igual. Teremos de ter atenção aos detalhes pois acho que acabarão por ditar o resultado final. Esperemos que a competição e ponta de sorte estejam do nosso lado e que possamos sair dos Barreiros com um resultado positivo.”

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

O Marítimo continua a ter mais domínio nos jogos em casa frente ao Nacional. Com 20 jogos realizados, os verde-rubros venceram 12 vezes, houve seis empates e apenas duas derrotas do Nacional. Mesmo assim, a última vitória do Marítimo nos Barreiros sobre o rival data de Dezembro de 2012.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Marítimo



Outros convocados: Wellington, Gegé, Briguel, António Carlos, Éber Bessa, Cristian, Fransérgio, Weeks, Micolta e Ebinho.

Nacional



Outros convocados: Rui Silva, Sequeira, Boubacar, Christian, Willyan, Wagner e Soares.