SIGA O SANTA CLARA-RIO AVE, A PARTIR DAS 16H30 (15H30 NOS AÇORES)

O MOMENTO

Santa Clara: a equipa açoriana tem tido jogos de espetáculo e muitos golos em casa na Liga. Pelos menos olhando aos dois jogados no Estádio de São Miguel: recuperou desvantagem de 0-3 para empatar ante o Sp. Braga e venceu o Boavista por 4-2 na quarta e última jornada realizada. É, até agora, a primeira e única vitória no regresso à Liga. Antes, entrou a perder nos Barreiros (1-0) e ainda empatou em Portimão (2-2). Em casa, a par do Sp. Braga, é o segundo melhor ataque, com sete golos, apesar de ser a segunda pior defesa nessa condição, com cinco tentos sofridos. Já fora da Taça da Liga, é o regresso à competição três semanas depois.

Rio Ave: tem uma série semelhante ao Santa Clara no campeonato. Entrada a perder na primeira jornada (2-0 na Feira, neste caso), empate na 3.ª ronda (1-1 em Tondela) e triunfo na quarta jornada (2-1 em casa, ao Portimonense). Se os açorianos empataram na segunda jornada, o Rio Ave aí venceu (3-1 ao Marítimo), no desfecho que, olhando ao somatório, permite aos vilacondenses entrar em São Miguel com dois pontos à maior sobre o adversário deste sábado. De resto, muitas lesões a pautarem as primeiras semanas de Liga. Vem de uma derrota para a Taça da Liga, ante o Benfica (2-1).

AUSÊNCIAS

Santa Clara: Thiago Santana (lesionado).

Rio Ave: Joca, Ronan, Nuno Santos, Makaridze, Leandrinho, Murilo, Nélson Monte (lesionados). Fábio Coentrão e Galeno (em dúvida).

DISCURSO DIRETO

João Henriques (Santa Clara): «Vai ser um jogo contra uma equipa tremendamente difícil, que já demonstrou esta época isso mesmo e que é uma equipa que não necessita de grandes apresentações porque tem sido, de facto, uma equipa difícil de ultrapassar. Não tendo o Thiago [Santana] temos outro que vai jogar na posição e vai fazer muito bem o papel até porque nós valemos pelo todo.»

José Gomes (Rio Ave): «O Santa Clara tem sido forte, apostando na velocidade e na transição ofensiva, além de ser forte no esquema tático ofensivo. Esperamos um adversário consistente, bem orientado e aguerrido. Há jogadores que ainda não estão a cem por cento, como o Murilo, enquanto o Fábio Coentrão está quase na sua disponibilidade total para poder fazer parte dos convocados.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Santa Clara e Rio Ave defrontaram-se apenas por duas ocasiões na Liga portuguesa de futebol. Foi na época 1999/2000 e ambos os jogos tiveram vitória açoriana. Primeiro em Vila do Conde, onde o Santa Clara goleou por 5-0. Nos Açores, a equipa de Ponta Delgada venceu por 1-0. Os verde e brancos nunca pontuaram nem marcaram na Liga ante o Santa Clara, portanto.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Santa Clara

Outros convocados: -

Rio Ave

Outros convocados: Paulo Vítor, Nélson Monte, Afonso Figueiredo, Nadjack, Diego Lopes, Schmidt, Galeno, Vinícius.