* por Sofia Cardoso


O MOMENTO
 
 
Danilo marca

O FC Porto vencia 1-0, os assobios eram mais que os aplausos. Mas ainda deu para Danilo se despedir do Dragão com um golo. ​Foi dos jogadores mais aplaudidos em campo. Apesar de estar de partida para o Real Madrid, demonstrou vontade e sempre que realizava uma subida na área foi aplaudido entusiasticamente pelo público.
 
 A FIGURA

Jackson Martinez

Apesar de um jogo de intensidade baixa, praticamente todas as jogadas acabavam no colombiano que ainda luta pela distinção de melhor marcador da Liga. Mostrando-se sempre disponível para jogar com apoios, Jackson desperdiçou algumas oportunidades, nomeadamente cabeceamentos por cima da trave.
 

OUTROS DESTAQUES
 
Ricardo Quaresma

Com uma motivação fora de série, Quaresma foi dos principais impulsionadores do jogo do FC Porto. Aliás, Quaresma foi o único que tentou tornar o jogo mais competitivo e lutar contra o marasmo dos seus colegas de equipa. Único que se irritava perante a passividade e inexpressividade dos restantes. Uma das melhores oportunidades surgiu pelos seus pés, ao minuto 32, quando bateu um livre perigosissimo para as redes defendidas por Coelho. Além dessa oportunidade, o português motivou os adeptos com as suas fintas e os seus passes soberbos, esforçou-se por entregar a Jackson oportunidades chave e controlou o lado direito da equipa portista.
 
Casemiro 

Destaque negativo para o jogador brasileiro. Um dos mais assobiados durante o encontro, Casemiro desperdiçou oportunidades e realizou falhanços incríveis. Os seus remates foram todos ao lado, demonstrando uma total falta de finalização que levou Lopetegui a substituir o jogador no inicio da segunda parte.
 
Brahimi

Minuto 45’: Falhanço inacreditável de Brahimi. Depois de uma jogada perfeita do FC Porto, o argelino faz o mais improvável e falha de baliza aberta, atirando por cima da trave. Uma oportunidade de ouro totalmente desperdiçada. Esta pode sumarizar metaforicamente a época do FC Porto, que desperdiçou as oportunidades de alcançar o Benfica na tabela classificativa sempre que este escorregou.

Penafiel
Toda equipa merece uma ovação positiva. Apesar de já estar despromovido, o Penafiel não baixou os braços e aguentou as investidas de um FC Porto um pouco tímido até ao minuto 82, quando Aboubakar abriu o marcador.  A maneira como defendeu o empate na primeira parte foi louvável. Concentrado na defesa, a equipa suportou o desafio e soube reagir positivamente a ressaltos e aos ataques do oponente, cortando as suas jogadas no momento certo.