*Texto: José Garcia Oliveira

Depois de os guarda-redes terem brilhado, a chave dos golos e do que viria a ser o triunfo do Rio Ave, por 3-1, começou a ser aberta pelo suplente Galeno. O brasileiro assistiu Vinícius para o 1-0, fez o segundo e encaminhou a primeira vitória dos vilacondenses fora de casa, selada num penálti de Schmidt após um autogolo de Vinícius ainda ter dado esperanças aos açorianos.

O inicio do Santa Clara teve transições rápidas, com o Rio Ave a equilibrar, mas a ter algumas dificuldades nas saídas, devido à pressão dos locais sobre o portador da bola. A partir da meia hora, o Santa Clara subiu mais e criava mais perigo perto da área visitante, apesar de o Rio Ave ter mais posse de bola.

As iniciativas do Santa Clara esbarravam nos defesas altos do Rio Ave. Stephens sobressaiu com duas excelentes oportunidades, com Léo Jardim a negar estas e também uma a Zé Manuel.

No lado contrário, o Rio Ave teve em Gabrielzinho a soberana oportunidade aos 36 minutos: isolado por Gelson Dala, o extremo brasileiro não conseguiu desfeitear Marco. Já na compensação, antes do intervalo, Vinícius concluiu um ataque em três para um com um remate à figura de Marco.

Santa Clara-Rio Ave: ficha e filme do jogo

Na segunda parte aconteceu um pouco de tudo, com o Santa Clara a aumentar a vantagem no campo sobre o Rio Ave. Bola disputada cá e lá, quer na área do Santa Clara, quer os locais, na resposta, a chegarem a área dos visitantes. Léo Jardim foi crucial na baliza dos vilacondenses, com um par de defesas: exemplos disso são os remates de Fernando, Patrick e Anderson.

Pendia mais o ataque para o Santa Clara, mas com a entrada de Galeno no Rio Ave, as coisas mudaram substancialmente. O Santa Clara pareceu desacelerar e o extremo brasileiro acelerou para servir Carlos Vinícius para o 0-1 (70m) e apontou o 0-2 aos 74 minutos, num remate colocado na grande área.

Santa Clara-Rio Ave, 1-3 (destaques)

Com dois golos de vantagem no marcador, o Rio Ave ficou em desvantagem em campo. Júnio foi expulso após ver o segundo cartão amarelo por falta sobre Fernando (77m). Na sequência, o livre em favor do Santa Clara reanimou os locais, dado que Vinícius fez autogolo.

Na reta final do jogo, muita emoção no ar e o Santa Clara, depois de muito tentar, ficou reduzido a dez num contra-ataque de Galeno, travado por João Lucas em cima da grande área (90+1m). No último lance do jogo, Schmidt fez o 1-3 final de penálti, após uma falta de César sobre Vinícius.

O Rio Ave mexeu no xadrez da equipa e teve efeitos imediatos para chegar à vitória.