É preciso recuar até dezembro de 2013 para identificar um cenário tão favorável ao Sporting dentro da quadra natalícia.

Tal como nessa temporada com Leonardo Jardim, os leões estão no topo da Liga, em co-liderança. Há quatro anos de braço dado com Benfica e FC Porto, agora apenas na companhia dos dragões. 

Para descobrirmos um Sporting líder isolado no Natal temos, porém, de recuar bastante mais. Em 2001, há 16 anos, o emblema de Alvalade estava nas mãos de Laszlo Boloni e a caminho da conquista do campeonato nacional, o último da sua longa história. 

Com 16 jornadas decorridas por essa altura, o Sporting tinha 33 pontos, mais um do que o Boavista - ainda investido do título de campeão nacional - e mais quatro do que o FC Porto.  

Durante muitas temporadas, a ideia vigente era a de que os leões já não chegavam ao Natal na discussão do título. Este ano estão dentro da corrida, apenas superados pela melhor diferença de golos do FC Porto - a melhor defesa e o melhor ataque da prova são dos dragões

Parece quase impossível a esta distância, mas em 2012 o Sporting já estava a... 20 pontos de FC Porto e Benfica. As coisas mudaram no reino do Leão. Os fantasmas do Natal andam longe.