*por Tomás Faustino

FIGURA: Pedro Santos

Dá-se bem com os ares da Madeira. Já tinha brilhado a alta intensidade na Choupana, contra o Nacional da Madeira, e este domingo voltou a fazer o mesmo contra o Marítimo, nos Barreiros. Converteu a grande penalidade de forma exemplar, teve papel preponderante no segundo golo e de pé direito fez o terceiro, bisando na partida. Para além disso, a sua mobilidade desestabilizou sempre a marcação contrária e esteve ainda perto do hattrick, mas rápida intervenção de Salin evitou que fosse ainda mais feliz. É um dos melhores jogadores deste campeonato!

O MOMENTO: expulsão de Maurício e grande penalidade a favor do Sp. Braga

O Marítimo apresentou-se num sistema diferente do habitual e, valha a verdade, a equipa estava a dar conta do recado, controlando o ataque adversário e surgindo com rapidez no último terço do campo, mas foi então que Manuel Oliveira tomou uma decisão difícil de aceitar e considerou falta de Maurício sobre Rui Fonte, expulsando o brasileiro e marcando grande penalidade a favor do Sp. Braga, que se adiantaria no marcador.

Outros destaques: confira a FICHA DO JOGO

Marafona

Em bom plano o guarda-redes bracarense, executando uma ou outra defesa que se revelou importante para evitar uma reacção ainda mais temerosa do Marítimo.

Dyego Sousa

Mais uma grande exibição do ponta-de-lança verde rubro. Trabalhou imenso, como é seu apanágio, e todos os ataques do marítimo tiveram em si um denominador comum, ora assistindo os colegas, como foram os remates de Éber Bessa ao poste e de Patrick a rasar o ferro, ora driblando os adversários e catapultando a equipa para a frente, ora rematando e criando perigo! Não deverá ficar mais que esta época no Marítimo, pois o assédio vai-se fazer sentir…

João Diogo

O capitão maritimista foi dos mais inconformados da sua equipa. Apesar de revelar alguma dificuldade para parar a velocidade e jogo interior dos alas contrários, foi muito acutilante em termos ofensivos e bateu-se o melhor que pôde em representação do emblema que enverga desde sempre.

Fransérgio

Já o vimos fazer melhor, mas ainda assim foi um dos destaques da partida pela sua boa qualidade de passe e pela intensidade que mete em cada lance. Grande passe para João Diogo no lance que deu origem ao golo de Dyego Sousa.

Wilson Eduardo

Adaptação feliz de Paulo Fonseca do avançado a defesa direito. O antigo jogador do Sporting cumpriu defensivamente como se ali jogasse faz anos e revelou sempre uma disponibilidade acentuada para atacar, o que fez com assinalável qualidade, como é exemplo o golo oferecido a Rui Fonte aos 62 minutos.

Leia também a crónica do jogo