[artigo atualizado]

Andreas Samaris foi punido com quatro jogos de castigo pelo soco a Diego Ivo no Moreirense-Benfica.

Edson Farías, do Feirense, recebe uma suspensão de três jogos por agressão a Gamboa, no Feirense-Sp. Braga.

Ambos os jogadores foram ainda punidos com uma multa de 1.150 euros.

Recorde-se que no dia seguinte ao Moreirense-Benfica, o Sporting pediu à Liga que instaurasse um processo sumário a Samaris, por uma agressão a Diego Ivo que não foi vista pela equipa de arbitragem.

A Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga entendeu que não devia abrir esse processo sumário, pois estes têm uma moldura penal máxima de um mês de suspensão e o jogador deveria ser julgado tendo por base uma moldura penal superior, até dez jogos de castigo.

O caso foi remetido então para o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, que decide agora suspender Samaris por quatro jogos.

Um castigo que não é válido apenas em jogos da Liga, prova em que se verificou a expulsão. O grego pode, assim, falhar a final da Taça de Portugal, mas o Maisfutebol já confirmou, junto do Benfica, que será apresentado um recurso. Se este for aceite pelo Conselho de Justiça até sexta-feira, então Samaris pode jogar no Jamor.

O caso de Edson Farias é idêntico. Registou-se na mesma jornada, de resto. O jogador do Feirense agrediu Gamboa, do Sp. Braga, e o Conselho de Disciplina abriu um processo disciplinar, agora encerrado.