O Tondela garantiu este domingo a primeira vitória na presente edição da I Liga, ao bater em casa o Moreirense por duas bolas a zero, em partida da 5.ª jornada.

António Xavier apontou os dois golos do encontro e foi assim decisivo para a equipa orientada por Pepa provar o ‘sabor’ dos triunfos, num jogo entre equipas que lutam pelo mesmo objectivo.

Em tarde de elevadas temperaturas nas Beiras, a fase inicial do encontro foi morna e só Sérgio Peña tentou quebrar a monotonia, com um remate à entrada da área que Jhonatan não teve dificuldades em segurar.

A fechar os primeiros 20 minutos, o extremo António Xavier apareceu pela primeira vez com perigo junto à baliza minhota, tendo desperdiçado o golo de forma incrível na sequência de um longo lançamento lateral. Sem qualquer marcação, Xavier surgiu ao segundo poste e, a poucos centímetros da linha de golo, cabeceou por cima do travessão.  

O Tondela ganhava ascendente e passava mais tempo no meio campo adversário, solicitando quase sempre os alas António Xavier e Jhon Murillo. Aos 25 minutos, uma saída rápida dos tondelenses para o ataque resultou no lance mais polémico do jogo.

Jhon Murillo ganhou espaço no corredor central e quando corria (sem ninguém pela frente) rumo à baliza forasteira, acabou travado em falta por Rúben Lima. O árbitro Tiago Martins exibiu o cartão vermelho ao capitão dos cónegos, mas por indicação do VAR voltou atrás na decisão e assinalou posição irregular de Tomané na fase inicial do lance. 

Com muito calor, as oportunidades foram escassas na primeira parte e o Moreirense só por uma vez criou perigo, através de um cruzamento/remate de Heriberto que levou o esférico à base do poste direito da baliza defendida por Cláudio Ramos.

Depois do falhanço incrível na primeira tentativa, António Xavier começou a tornar-se a figura principal da partida ao minuto 38, quando colocou o Tondela em vantagem no marcador.

O extremo apareceu sem marcação no interior da área, descaído para o lado esquerdo e bem servido por Sérgio Peña, para finalizar com frieza na cara de Jhonatan e abrir o activo O jogador de 26 anos estreava-se a marcar no campeonato e ficou muito perto de bisar mesmo em cima do intervalo, após boa combinação com Joãozinho, só que o remate saiu fraco e ao lado.

O Tondela vencia com justiça ao intervalo pois tinha sido o conjunto mais perigoso nos primeiros 45 minutos. Ao intervalo, Ivo Viera mexeu na equipa, colocando Patito Rodriguez em campo e deixando Heriberto no balneário. Os cónegos procuraram reagir à desvantagem e Nenê teve na cabeça uma ocasião soberana para empatar, aos 54 minutos. Na sequência de um livre, o avançado cabeceou por cima da barra.

Os visitantes não aproveitaram e bastaram dois minutos para o Tondela ampliar a vantagem, num golo de António Xavier que levantou o Estádio João Cardoso.

O extremo surgiu no lado direito do ataque beirão, conduziu o esférico e, já no interior da área, rematou colocado ao canto superior direito da baliza, assinando um dos melhores golos da 5.ª jornada.

Com vantagem de dois golos, o Tondela tinha no bolso a primeira vitória na I Liga e  passou a controlar as operações, face a um Moreirense que apenas por uma vez conseguiu voltar a incomodar a baliza contrária, aos 81 minutos, num lance em que Patito Rodriguez tinha tudo para reduzir mas nem sequer acertou na baliza.

Veja o resumo da partida: