Siga o Tondela-Boavista EM DIRETO no Maisfutebol

O MOMENTO

Tondela: Só a vitória interessa à formação beirã. Se é verdade que a entrada de Petit para o comando técnico trouxe melhorias claras às exibições e aos resultados dos tondelenses, não deixa de ser notório que o cenário na tabela classificativa não melhorou. Nos quatro jogos já disputados neste mês de janeiro, o Tondela até venceu em Vila do Conde e empatou em Alvalade, quatro pontos conquistados que podiam menorizar as derrotas com Académica e P. Ferreira. O problema, na ótica tondelense, é que dos adversários que estavam mais próximos da linha de água, só o Boavista fez (ligeiramente) pior. E a linha vai subindo, implacável. Esta semana o clube lançou a campanha “Acredita Tondela”, mas a verdade é que só uma vitória diante dos axadrezados pode ajudar a dar cor à esperança auri-verde.

Boavista: Qualquer momento seria bom para interromper uma série de 12 jogos sem vencer para o campeonato, convenhamos. No entanto, consegui-lo na semana anterior a defrontar o adversário mais direto na luta pela manutenção – e da forma que foi, com uma vitória por 4-0 – veio mesmo a calhar nas boavisteiras. A pantera encheu a barriga e mostrou as unhas, de forma intimidatória. Em caso de vitória em Tondela, os axadrezados deixam o adversário a sete pontos de distância e podem fixar o horizonte nos lugares a salvo, de forma mais tranquila. O empate também serve melhor os intentos nortenhos, o que acaba por conferir maior tranquilidade à equipa que viaja do Bessa, ainda que uma derrota nesta partida possa fazer abanar o xadrez de Sanchéz.

AUSÊNCIAS

Tondela: Tinoco (lesionado) e Murillo (condicionado).

Boavista: Tengarrinha, Henrique e Anderson Correia (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Petit: «Estamos esperançados em fazer um grande jogo e voltar a ganhar em nossa casa, onde já não ganhamos desde agosto, frente ao Nacional. Queremos dar uma alegria aos nossos adeptos e conquistar os três pontos, perante um adversário difícil. Fizemos um bom jogo em Alvalade, mas foi apenas um ponto e agora temos de lutar pelos três pontos. Cada equipa começa com um ponto: conheço o Boavista, comecei lá a época, mas neste momento analiso o Boavista como analiso outra equipa qualquer. Estamos preparados para tudo, mas o mais importante são os nossos comportamentos.»

Sanchéz: «Temos de confiar no nosso trabalho, no valor de cada um dos nossos jogadores, porque se fizermos as coisas como devem ser feitas, estaremos mais perto de ter sucesso no trabalho que estamos desenvolver. O objetivo é sempre tentar melhorar as coisas. Se no jogo passado fizemos o jogo que fizemos temos de corrigir e melhorar o possível para tirar proveito do nosso adversário. O fundamental é o Boavista crescer. Acho que nos podemos confrontar com qualquer equipa, seja forte ou menos forte. Mas o nosso pensamento, sempre, será procurar a maior quantidade de pontos.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Tondela e Boavista são velhos conhecidos dos campeonatos secundários. Num total de cinco confrontos, apenas um – o da primeira volta desta Liga – aconteceu no quadro profissional. Nas duas épocas em que disputaram a mesma competição – o atual Campeonato Portugal – a vantagem é do Tondela, que conta três vitórias diante dos axadrezados. De resto, registou-se um empate, além da vitória boavisteira no passado mês de Agosto. Será impossível não prestar alguma atenção ao confronto, agora nos bancos, de dois antigos colegas de equipa que deixaram os seus nomes gravados em letras douradas na história do Boavista. Além de pisarem terrenos semelhantes em campo, Petit e Sanchéz foram ambos campeões pelos axadrezados, terminaram as suas carreiras de futebolistas no Bessa, onde abraçaram a primeira experiência como treinadores. Agora são rivais numa mesma luta.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Tondela



Outros convocados: o Tondela não divulgou os convocados.

Boavista



Outros convocados: o Boavista não divulgou os convocados.