Nacional e Tondela defrontam-se este sábado na Choupana, a partir das 15h30, em jogo da 24.ª jornada da Liga. Pode acompanhar o jogo no Maisfutebol aqui.

O MOMENTO

Nacional: depois da derrota por 10-0 na Luz, o Nacional respondeu de forma contundente em casa, vencendo o Feirense por 4-0, mas na jornada passada voltou a demonstrar dificuldades fora de portas e perdeu nos Açores ante o Santa Clara. Agora regressa à Choupana na esperança de voltar a conquistar os três pontos, até porque a linha de água está logo ali ao virar da esquina, que é como quem diz, a apenas um ponto de distância.

Tondela: nos últimos sete jogos o Tondela soma apenas uma vitória, e nas últimas duas jornadas acabou derrotado por Moreirense e FC Porto. Tal como o Nacional, tem apenas um ponto de vantagem sobre a linha de água – ambos com 23 pontos na tabela classificativa – e pode mesmo acabar a ronda em zona de descida. Com o campeonato a aproximar-se do fim, urge mesmo regressar aos triunfos e conquistar os três pontos.

AUSÊNCIAS

Nacional: Felipe Lopes, Filipe Ferreira, Nuno Campos, Camacho, Jota, Kaká, Avto, Alhassan e Arabidze, lesionados; Marakis suspenso.

Tondela: David Bruno, lesionado.

DISCURSO DIRETO

Costinha (Nacional): «O confronto direto pode ser uma vantagem no final. O Nacional fez um bom jogo com o Feirense [vitória por 4-0] e com o Santa Clara [derrota por 2-0] no qual, infelizmente, não conseguimos retirar aquilo que queríamos do jogo.»

Pepa (Tondela): «A última vez que estivemos nesta situação, com duas derrotas seguidas, a resposta foi cabal. Foi o Marítimo, o Santa Clara e o Sporting, para o campeonato, foram três vitórias seguidas e sem estar a querer pensar nos próximos jogos, acima de tudo é a resposta que temos de dar na Madeira.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

É um duelo relativamente recente no nosso futebol, já que a primeira vez que as duas equipas se defrontaram foi na época 15/16. Em sete confrontos, o Tondela leva ligeira vantagem, já que conta com três vitórias contra duas do Nacional. Na Choupana, no entanto, o emblema madeirense ganhou as duas vezes em que recebeu os beirões.

ONZES PROVÁVEIS

Nacional:

Tondela: