O MOMENTO

Moreirense: o objetivo de Miguel Leal, que considera que noventa por cento do campeonato do Moreirense está feito, é chegar ao final do mês de janeiro com 25 pontos somados; ou seja, um ponto diante do Nacional chega aos «Cónegos» para atingir as suas metas. O Moreirense vem de uma derrota caseira com o Benfica a contar para a Taça da Liga, sendo que no último jogo a contar para a Liga venceu o Arouca por uma bola a zero em Moreira de Cónegos. O regresso de Filipe Melo é a nota de destaque do conjunto vimaranense.

Nacional: duas vitórias consecutivas era coisa que o Nacional da Madeira ainda não tinha conseguido na presente edição da Liga antes das duas derradeiras jornadas da primeira volta. É com esse estatuto que os pupilos de Manuel Machado chegam ao jogo com o Moreirense, ou seja, atravessando a melhor fase no campeonato. A isto junta-se o facto de os insulares terem conquistado o primeiro triunfo fora de portas, em Paços de Ferreira. Resultados positivos que fazem esquecer a derrota a meio da semana, em Arouca, para a Taça da Liga.

AUSÊNCIAS

Moreirense: Bolívia e Alex (lesionados).

Nacional: Christian, Rony e Willyan (lesionados) e Zainadine (castigado).

DISCURSO DIRETO

Miguel Leal: «Olhando para o adversário, as suas expectativas iniciais seriam a Liga Europa, mas a verdade é que isso não foi acontecendo. Estão em crescendo, mas nós estamos tranquilos e estamos preparados para um jogo de grandes dificuldades. Ótimo é ganhar, empatar também será bom porque ganhamos um ponto, mantemos a distância e em caso de igualdade pontual ficamos à frente do nosso adversário. Tudo o que seja de empate para cima para nós está tudo bem».

Manuel Machado: «Há alguns sinais de retoma com os últimos resultados. Queremos dar continuidade a este ciclo um pouco mais positivo, por isso espero começar a segunda volta a ganhar. O Moreirense é uma equipa que nos tem criado problemas mas nada é eterno e queremos inverter esse ciclo de maus resultados com eles. Na primeira volta deram-nos problemas no plano defensivo.».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Domínio do Moreirense nas receções ao Nacional da Madeira. Em oito jogos disputados no Minho, os Cónegos somam seis triunfos. O Nacional apenas conseguiu sair do Comendador Joaquim de Almeida Freitas com os três pontos por uma vez, há dezasseis anos a contar para a então 2ª Divisão de Honra. Em jogos do principal escalão, o Moreirense ganhou sempre. Regista-se ainda um empate.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Moreirense:


Outros Convocados: André Moreira, Coronas, Anilton, Elízio, Diogo Cunha, Leandro Sousa e Gerso.

Nacional:


Outros convocados: Rui Silva, Campos, Freire, Sequeira, Gomaa, Edgar Abreu e Wagner.