Figura: Moussa Marega

Possante, é complicado ser travado. Joga bem com a compleição física e sabe estar nos locais exatos para finalizar. Moussa causou mesmo mossa na defesa do Portimonense, abrindo caminho à goleada do FC Porto e anotando o golo que dissipou (se ainda existissem) as dúvidas quanto ao vencedor, ao finalizar no coração da área para o 3-0. O maliano não se ficou só pelos golos e assistiu Otávio para o segundo dos dragões. Com 5-0 no marcador, Sérgio Conceição retirou-o, certamente com o Sporting já em mente...

O momento

Minuto 44. Marega arrumou definitivamente a questão do vencedor - se é que isso ainda já não estava definido... - ao fazer o 3-0 antes do intervalo e depois do Portimonense ter reagido bem aos dois golos sofridos no início devastador dos dragões. Com confortável avanço, o Portimonense ficou depois sem reação para nada.

Outros Destaques

Diogo Dalot

Apenas tinha sido uma vez titular na principal equipa dos dragões, no dia 13 de outubro em jogo da Taça de Portugal, com o Lusitano de Évora. Para a Liga foi suplente utilizado nos jogos com o Rio Ave e Estoril. Não se esperava que fosse como Alex Telles a atacar, mas podia ter prestado maior apoio ofensivo, principalmente na primeira-parte e até foi muitas vezes «puxado» por Brahimi para subir. Mas o jovem lateral preferiu resguardar-se defensivamente e nesse capítulo não passou por grandes aflições, até porque Tabata passou ao lado do jogo e os algarvios deram preferência ao flanco esquerdo para atacar a baliza de Casillas. Na segunda tudo foi diferente e pareceu... Alex Teles, porque assistiu Soares e Brahimi nos dois golos que os dragões marcaram nesse período. Como registo negativo apenas um erro que poderia ter-lhe manchado a exibição: aos 27 minutos perdeu para Fabrício em zona fontal, valeu Brahimi a evitar que o brasileiro do Portimonense se isolasse.

Brahimi

É um dos melhores tecnicistas do nosso campeonato e hoje voltou aos golos, numa assistência de Dalot. Brahimi acrescenta muita classe a esta equipa e foi um dos responsáveis pela avalanche ofensiva do FC Porto hoje em Portimão, merecendo sem dúvida marcar. Experiente, puxou pelo jovem lateral portista, dizendo-lhe muitas vezes para subir no terreno. Está num bom momento de forma.

Maxi Pereira

Esteve muito ativo no ataque na demolidora entrada do FC Porto, sempre em elevada rotação. Aos 5 minutos efetuou uma arrancada pelo seu corredor que Soares não aproveitou, repetindo a incursão aos 8, agora para Otávio falhar. Mas, pela amostra, estava destinado a deixar marca com assistência para golo e o amigo foi Marega, que finalizou o terceiro portista num cruzamento rasteiro do uruguaio.

Sérgio Oliveira

Com pezinhos de lã foi determinante em não deixar jogar o Portimonense, anulando muito jogo no miolo. Sérgio Oliveira tem aproveitado para marcar posição nos eleitos de Sérgio Conceição e de jogo para jogo tem sido influente, quer nas tarefas defensivas, como ofensivas.

Nakajima

O japonês tem merecido observações por parte da equipa técnica da seleção nipónica e percebe-se porquê. Hoje foi o mais inconformado da sua equipa, numa luta inglória contra a muralha portista dada a falta de ajuda dos companheiros no capítulo ofensivo. Aos 22 minutos teve o golo nos pés e a possibilidade de reduzir para um golo a vantagem portista, mas o remate saiu às malhas laterais depois de escapar a Maxi. Na segunda-parte, tal como a sua equipa, esteve uns furos abaixo.