O Portimonense conquistou o primeiro ponto no campeonato, mas a falta de pontaria dos seus jogadores e a exibição do guarda-redes Marco, do Santa Clara, obstou a conquista de maior pecúlio. Os açorianos marcaram primeiro, permitiram a reviravolta e foram felizes na obtenção do empate.

Ainda as equipas estudavam-se mutuamente e o Santa Clara inaugurava o marcador numa desatenção defensiva do Portimonense, num lançamento de linha lateral efetuado por Patrick, que colocou a bola na cabeça de Fábio Cardoso, que foi ganhar a frente ao primeiro poste a Pedro Sá e Ruben Fernandes, para introduzir a bola junto à base do poste mais distante.

O Portimonense não conseguiu reagir ao golo e deu conforto ao adversário, que, sem sobressaltos foi controlando a vantagem. O objetivo foi apenas esse, defender, e além do golo nunca mais o Santa Clara criou calafrios à defesa algarvia, pelo menos até ao intervalo. Depois, um remate de Bruno Lamas aos 58 que passou perto do poste esquerdo da baliza defendida por Ricardo Ferreira, contrariou essa tendência, até os algarvios conseguirem dar a volta ao marcador. Depois disso o jogo foi diferente...

Levou tempo até o Portimonense descobrir o caminho para a baliza de Marco. Só perto da meia-hora os algarvios conseguiram penetrar na área e Wellington perdeu o duelo com o guarda-redes. Marco evidenciou-se até ao intervalo negando o empate por duas vezes, numa fase de sentido único e de intenso domínio algarvio: aos 39, num cruzamento de Dener, Ewerton pareceu solto a cabecear solto na área, mas a bola foi direta à figura do guarda-redes e na jogada imediata, após boa combinação entre Dener e Tabata, Nakajima não conseguiu desviar na pequena área. Aos 45 Nakajima serviu Tabata na esquerda e Marco foi enorme a segurar a vantagem da sua equipa, mentirosa para as oportunidades que os algarvios desperdiçaram.

FICHA DE JOGO E AO MINUTO

Após o descanso o Portimonense manteve a toada e o empate não tardou: aos 49 Ewerton rematou com estrondo à barra e na recarga Tabata não desperdiçou, apontando o primeiro golo do Portimonense em jogos oficiais esta época. Quinze minutos depois, os algarvios deram a volta ao marcador, por Wilson Manafá que rompeu pela esquerda para rematar cruzado. O momento de felicidade do jogador formado no Sporting durou pouco tempo, porque três minutos depois, na sequência de um canto, fez autogolo.

O empate no marcador abriu o jogo e as duas equipas procuraram a primeira vitória no campeonato. O Santa Clara, e por Zé Manuel, falhou boa oportunidade para se adiantar, pretensão negada numa grande intervenção de Ricardo Ferreira. Do lado do Portimonense, Wellington, em cima dos noventa minutos, falhou isolado na direita.

Se atendermos ao número de oportunidades de golo, o empate acaba por penalizar o Portimonense, mas a boa reação dos açorianos depois de estarem em desvantagem o ponto conquistado também é um prémio que se aceita.