MOMENTO

Nacional: Os madeirenses já não venciam desde o dia 31 de Agosto (vitória em casa sobre o Arouca por 2-0 que foi também a única até agora na Liga) e no último fim de semana golearam o Alcanenense por 6-1. O Nacional pretende agora dar sequência às vitórias no campeonato onde ocupa a antepenúltima posição com apenas cinco pontos. Rui Alves “tirou” recentemente a pressão dos ombros de Manuel Machado, assumindo as responsabilidades por alguns erros na construção do plantel.

Académica: Apesar de ter mais dois pontos do que o Nacional, a Académica também tem vindo a fazer um campeonato aquém das expetativas, tendo, contudo, vencido o Arouca recentemente na sexta jornada. Apesar disso, no último fim de semana acabou por ser eliminada da Taça de Portugal pelo Santa Maria do Campeonato Nacional de Seniores. Jogo que os estudantes querem esquecer rapidamente.

AUSÊNCIAS

Nacional: Ezzat e Suk (lesionados)

Académica: João Real, Lucas Mineiro e Rafael Lopes (lesionados)

DISCURSO DIRETO

Manuel Machado: «Com trabalho e alguns reajustamentos no plantel, iremos ter ainda uma época com muitas alegrias. Quanto à Académica, espero um jogo dividido frente a uma equipa bem orientada. A necessidade de pontos é comum e a equipa que tiver mais cabeça terá vantagem e poderá posicionar-se de forma mais adequada para obter um resultado positivo.»

Paulo Sérgio: « Foi uma semana diferente devido a um momento de tristeza mas trabalhámos muito para colocarmos tudo isso para trás das costas. Taça de Portugal? Ponto final, parágrafo. Agora temos que olhar em frente e trilhar o nosso caminho. A equipa tem sempre coisas para corrigir, é nesse sentido que trabalhamos. Estamos motivados para conseguirmos um bom resultado na Madeira.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Há uma clara vantagem para o Nacional nos jogos com a Académica na Madeira, com os alvi-negros a vencerem 11 vezes, a empatarem seis e apenas perderem duas vezes. As únicas derrotas aconteceram em 1996 e em 2008. Ou seja, há seis anos que o Nacional não perde em casa com a Académica.

EQUIPAS PROVÁVEIS

NACIONAL

Outros convocados: Gottardi, Sequeira, Ayala, Edgar Abreu, Willyan, Camacho e Reginaldo

ACADÉMICA

Outros convocados: Fábio Santos, Lee, Iago, Ofori, Marcos Paulo, Pedro Nuno, Nuno Piloto, Edgar Salli e Ivanildo