[artigo atualizado]

O FC Porto anunciou a renovação do contrato com Danilo Pereira até 2022. A nova cláusula de rescisão ficou fixada nos 60 milhões de euros.

O internacional português, campeão da Europa em 2016, amplia a ligação aos dragões por mais três anos. O anterior vínculo expirava em 2019.

De acordo com a informação prestada pelo FC Porto na manhã desta quinta-feira, o novo contrato entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2017.

Danilo Pereira foi contratado ao Marítimo no verão de 2015 e, segundo informação prestada no Relatório e Contas publicado a 26 de novembro desse mesmo ano, custou 2,8 milhões de euros (80 por cento do passe).

Na primeira temporada no FC Porto, Danilo esteve em 45 jogos e marcou 6 golos. Na presente campanha, o médio já leva 26 jogos e 2 golos marcados, o último no passado sábado contra o Rio Ave.

Nascido na Guiné-Bissau, Danilo Pereira veio para Portugal com seis anos. A mãe, enfermeira, chegou quatro anos antes. O primeiro clube do agora dragão foi o pequeno Arsenal 72, de Mem Martins. Seguiram-se o Estoril-Praia e o Benfica.

Na transição para sénior, Danilo assinou pelo Parma, após ter entrado no top-10 da UEFA no Europeu de Sub19. Nos italianos nunca teve espaço para competir e foi cedido ao Aris (Grécia) e Roda (Holanda). 

Vice-campeão mundial de Sub20 em 2011, Danilo voltou a Portugal para vestir as cores do Marítimo só em 2013. Fez 70 jogos e 4 golos nos madeirenses antes de assinar pelo FC Porto. É um dos indiscutíveis de Nuno E. Santo.