O MOMENTO
 
Gil Vicente:
 depois do leão segue-se a pantera. Os homens de Barcelos ameaçaram subir tabela acima, somaram dois triunfos consecutivos e saltaram para fora da linha de água, mas a derrota em Alvalade colocou os gilistas novamente em zona perigosa. O confronto com o Boavista assume especial relevância uma vez que pode resultar numa importante aproximação aos axadrezados.
 
Boavista: tal como o Gil, também o Boavista chega à 23ª jornada vindo de uma derrota, no dérbi da invicta diante do FC Porto. A equipa axadrezada já soma, de resto, seis jogos consecutivos sem sentir o sabor do triunfo. Os pupilos de Petit têm uma margem de conforto para os lugares de despromoção, sabem que não cairão esta jornada para esses lugares, mas uma derrota pode fazer o Boavista perder essa tranquilidade.
 
AUSÊNCIAS
 
Gil Vicente:
 Jander e Piqueti (lesionados), Luís Silva (castigado).
 
Boavista: Idris (castigado) e Lucas Rocha, Ancelmo Júnior e Anderson Correia (lesionados).
 
DISCURSO DIRETO
 
José Mota:
 «Sabemos perfeitamente o que este jogo nos trará em caso de sucesso, por isso estamos a trabalhar nesse sentido. O Boavista sabe que em caso de derrota fica tudo muito próximo de todos aqueles adversários que estão a lutar pela manutenção, por isso antevejo um jogo difícil. É um jogo de extrema importância.»
 
Petit: «O Gil Vicente reforçou-se bem no mercado de inverno, melhorou de qualidade e está mais forte. Vamos fazer o nosso jogo com uma equipa que tem os mesmos objetivos do Boavista. Temos crescido todos os dias e melhorado de jogo para jogo. Nas minhas contas, a pontuação necessária para manutenção andará à volta dos 30, 31 ou 32 pontos. O mais importante é seguir o nosso caminho e trabalhar para conquistar pontos.»
 
HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
A pantera costuma dar-se bem nas deslocações a Barcelos. O Boavista tem um domínio avassalador nos jogos em casa do Gil Vicente, tendo vencido 14 dos 21 jogos disputados. Já o Gil Vicente soma apenas 4 triunfos, registando-se ainda três empates. Há seis anos que a turma do Bessa não se desloca a Barcelos, sendo que no último embate o Gil Vicente levou a melhor, em jogo a contar para o segundo escalão do futebol português. No último jogo da Liga entre as duas equipas em Barcelos, o Boavista venceu com um golo de João Vieira Pinto, já lá vão nove anos.
 
Equipas prováveis: 
 
Gil Vicente:

 
 

Outros Convocados: Caleb, Ricardinho, Yamissi, João Vilela, AVto, Caetano, Marwan e Paulinho.
 
Boavista:
 



Outros convocados: convocatória ainda não divulgada.