Acompanhe aqui AO VIVO o Nacional-Benfica

MOMENTO

Nacional: 

Em virtude do adiamento da partida da ronda inaugural diante do Desp. Chaves, os insulares chegam à terceira jornada com apenas um jogo disputado e com zero pontos, depois da derrota em Arouca por 2-0. A equipa de Manuel Machado vai finalmente estrear-se em casa e logo frente ao tricampeão nacional. Não é a oportunidade mais fácil para conquistar os primeiros pontos na Liga, mas a Choupana e o resultado menos positivo do Benfica na última jornada ajudam a motivar os alvi-negros.

Benfica: 

Um empate em casa à segunda jornada não estava nas contas dos encarnados, que contavam com o embate deste fim-de-semana entre Sporting e FC Porto como uma oportunidade para à 3.ª jornada cavarem uma distância para um dos rivais ou para ambos no topo da tabela. Ainda assim, jogar na véspera do clássico ajudará a pressionar a concorrência em caso de vitória na Madeira. Não será um jogo de baixo grau de exigência, mas Rui Vitória poderá voltar a contar com Jonas. Nada melhor do que o regresso do goleador e principal referência ofensiva para tentar debelar os problemas de eficácia que afetaram a equipa na última jornada.

AUSÊNCIAS

Nacional: César (emprestado pelo Benfica); Sequeira e Cádiz (lesionados).

Benfica: Jardel, Luisão, André Almeida, Zivkovic e Rui Fonte (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Manuel Machado (Nacional): «Vamos defrontar o campeão nacional e isso diz muito da qualidade do adversário que vamos ter pela frente, que, com toda a certeza quererá somar os três pontos. Os meus jogadores têm consciência do que significa defrontar um adversário como o Benfica, mas a nossa motivação é muito grande, por isso, não nos move outra ideia que não seja criar dificuldades ao Benfica e tentar vencer o jogo. A equipa está bem e a derrota sofrida em Arouca [na semana passada], não nos abalou. Trabalhámos bem durante a semana e agora teremos outras armas.»

Rui Vitória (Benfica): «O Benfica tem de acrescentar golo. Queremos concretizar as oportunidades que eventualmente tivermos e ser mais pragmáticos nessa zona de decisão, mas também não podemos esquecer que vamos defrontar um bom adversário, que trabalhou bem no defeso. Vai ser um jogo difícil, contra um adversário de valor, num campo que é tradicionalmente difícil (…) Esta equipa está num processo de crescimento. Não há equipas feitas com um ou dois meses. As equipas têm uma vida própria. No jogo passado fizemos um golo, mas podíamos ter feito mais. Se calhar neste jogo até teremos menos oportunidades e fazemos mais golos.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

O Benfica venceu 13 dos últimos 14 duelos (o outro foi empate) diante dos madeirenses e tem clara supremacia no reduto insular. Em 17 jogos para a Liga em casa do Nacional venceu 11 e perdeu apenas quatro (o último em 2010/11). Na época passada, para a Liga, os campeões nacionais arrumaram a questão na Luz e na Choupana com o mesmo placard: 4-1.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

NACIONAL

Outros convocados: lista não divulgada.

BENFICA

Outros convocados: Paulo Lopes, Ederson, Kalaica, Eliseu, Samaris, Celis, Carrillo, Salvio, Gonçalo Guedes e Raúl Jiménez.