A FIGURA: Ventura

Se Gerso trouxe a chave do golo, Ventura segurou os pontos até ao apito final. Absolutamente decisivo o guarda-redes esta tarde, sendo a face mais visível duas defesas em livres à entrada da área, já com a sua equipa na frente. Estiradas semelhantes, tiradas a papel químico e igualmente eficazes. Nas bancadas os adeptos do Tondela diziam tudo: «Se não fosse o guarda-redes...». Mas Ventura fez a sua parte: mostrou por que está lá. 

O MOMENTO: Gerso e uma fuga para a vitória

Minuto 81. Tinha entrado no minuto anterior e na primeira arrancada fez a diferença. Via aberta pela esquerda, velocidade estonteante, remate bloqueado mas não o suficiente. Encaminhou-se para a baliza, com Sturgeon a confirmar. A diferença estava feita.

Outros destaques

Wagner

O homem mais perigoso do Tondela. Seja à direita, seja à esquerda, foram dele os principais raides ofensivos da equipa da casa esta tarde. Aproveitando o estilo direto da equipa, apareceu muitas vezes nas costas da defesa lisboeta. Testou Ventura num livre na reta final. Levou a pior.

Murillo

Menos em jogo do que Wagner, mas igualmente perigoso quando a bola lhe chegou. Fez a vida negra a João Diogo, driblou-o num par de lance e ficou a faltar outro acompanhamento por parte dos colegas.

Miguel Rosa

Tentou. Aliás, Miguel Rosa tenta sempre. Há tardes, como esta, em que a inspiração até nem está nos píncaros, mas o avançado faz a diferença pela luta. Falhou à primeira? Tenta-se à segunda. Voltou a falhar? Volta-se a tentar. Incansável, tentou encurtar o caminho do golo, mas falhou nessa parte.

João Palhinha

De Palhinha só mesmo o nome. Um gigante no meio campo do Belenenses, com um raio de ação bastante amplo. Forma uma dupla interessante com Rosell, dois jogadores cedidos pelo Sporting.

André Sousa

Incrível a perdida ao minuto 26. Um lance que marca a exibição do médio. Depois de perceber bem que Pica ia atrasar para Cláudio Ramos, conseguiu antecipar-se, driblar o guarda-redes e…atirar ao lado.

[Artigo atualizado]