O Nacional recebe, esta sexta-feira, o Sporting em jogo da nona jornada da Liga. Um encontro no qual será muito importante pontuar para as duas equipas e que arrancará às 21h00, já depois de se saber o resultado do Benfica-Paços Ferreira (19h00).

Os leões querem regressar às vitórias e pelo menos manter, ou encurtar (também dependerá do Benfica), a diferença para o líder e os insulares têm o mesmo desejo para saírem dos últimos lugares da tabela.

Frente a frente o 14.º e o terceiro classificados da Liga que, em diferentes momentos desta temporada, se queixaram do tempo de trabalho com os jogadores. Manuel Machado falou dele no início, Jesus justifica-se com ele agora dizendo que esse é o problema dos últimos jogos: ter jogadores que só chegaram em setembro e que devido às ausências têm de ser opção. 

 

NACIONAL-SPORTING, AO MINUTO, no Maisfutebol

 

MOMENTO

O Nacional vem de um empate em casa do Paços Ferreira (1-1) e antes disso foi goleado em casa pelo FC Porto (0-4). Soma apenas sete pontos, resultado de duas vitórias na Liga e um empate em oito jornadas. Por isso, perdeu já cinco vezes: três em casa, duas fora.

Já o Sporting vem de dois empates, um caseiro com o Tondela (1-1) e outro em Guimarães com o Vitória (3-3). Ambos aconteceram na ressaca dos jogos da Liga dos Campeões, a meio da semana, que também já penalizaram os leões com uma dura derrota com o Rio Ave (3-1). Tem 17 pontos e está a cinco do Benfica (que poderá aumentar para seis ou oito antes do jogo).

AUSÊNCIAS

Nacional: Tobias Figueiredo (emprestado pelo Sporting), Witi e Cádiz.

Sporting: Adrien, Jefferson, Splavis, Bruno Paulista e Petrovic.

DISCURSO DIRETO

Manuel Machado (Nacional): «É um jogo de grau de dificuldade muito elevado. Quando defrontámos o FC Porto, também vinha de um ciclo de jogos menos conseguidos, mas acabou por inverter essa situação quando nos defrontou na Choupana, mas, na sexta-feira, tudo faremos para que isso não se repita.»

Jorge Jesus (Sporting): «O Nacional é uma equipa difícil, a Choupana é um estádio difícil. Normalmente, as equipas grandes têm algumas dificuldades nesse estádio. Estamos preparados para um jogo competitivo da parte do nosso adversário. Tivemos mais tempo para trabalhar esta semana e estamos preparados para as dificuldades.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

O Sporting é favorito nos confrontos com o Nacional, 26 triunfos contra apenas quatro na totalidade dos jogos entre os dois emblemas. Mesmo na Madeira, os leões somam dez vitórias contra três, mas o empate registou-se em nove ocasiões. Na última época, o Sporting goleou por 0-4 com golos de Slimani, João Mário e Adrien. Os dois primeiros já não fazem parte do plantel, enquanto o capitão continua a recuperar de lesão e não entrará nas contas.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Nacional: 

Outros convocados: ainda não foram divulgados.

Sporting:

Outros convocados: ainda não foram divulgados.