Um aparelho revolucionário, semelhante a um relógio de pulso, irá, a partir desta quinta-feira, vigiar o sono dos jogadores do Sport Lisboa e Benfica.

O objetivo do dispositivo é recolher «informações importantes para o desempenho desportivo dos atletas do clube, como atividade, sono, vigília, horários praticados (deitar/levantar/sestas), e exposição à luz solar de cada atleta», informa o clube.

O aparelho estabelece um padrão ciclo vigília-sono, que permite «perceber como cada atleta reage em diferentes situações», como jogos à noite, deslocações, jogos internacionais e partidas com pouco tempo de recuperação.

Esta tecnologia irá permitir uma melhor avaliação das necessidades de cada jogador, de modo a assegurar uma preparação mais personalizada e melhorar os índices desportivos de todos os atletas.

Para a Benfica LAB não sobram dúvidas acerca da importância da integração do dispositivo no desporto, uma vez que este permite «obter dados fiáveis relativos a um parâmetro que se assume importante nos processos de recuperação pós-esforço – O Sono».

Desporto e tecnologia voltam a andar de mãos dadas, num processo que promete revolucionar o futebol convencional.