Os treinadores costumam dizer que as vitórias são todas iguais, porque, de facto, a matemática não engana: nenhuma vale mais de três pontos. Mas qualquer espectador atento do fenómeno futebolístico sabe que, nestes jogos, os ditos Clássicos, o efeito de um triunfo é bem superior ao mero alcance matemático.
 
O FC Porto luta, ainda, para vencer o primeiro Clássico da época, ao terceiro duelo com o Sporting (empate em Alvalade, derrota no Dragão para a Taça). O Sporting, em sentido inverso, não perdeu nenhum. Para além dos jogos com o FC Porto, empatou os dois que fez com o Benfica.
 
O MOMENTO

FC PORTO:
quatro vitórias seguidas na Liga desde a derrota com o Marítimo. E um dado extra: nem um golo sofrido. Julen Lopetegui procura igualar o melhor ciclo no campeonato, com cinco triunfos, mas o rival promete dificuldades: afinal, o Sporting já venceu no Dragão, este ano, para a Taça. Se não vencer, arrisca ver o Benfica fugir de vez para o título.
 
SPORTING: o golo de Jardel, que empatou o dérbi de Lisboa abanou com os leões. Na semana seguinte, um empate arrancado a ferros frente ao Belenenses e depois a eliminação da Liga Europa, face ao Wolfsburgo, com vitória tranquila sobre o Gil Vicente pelo meio. O Sporting não está no momento mais fulgurante, mas sabe o segredo para ganhar no Dragão. E Marco Silva ainda não perdeu um Clássico…
 
AS AUSÊNCIAS
 
FC PORTO:
Oliver, Aboubakar e Adrian Lopez estão lesionados.
 
SPORTING: Jefferson está afastado do grupo pelo clube.
 
AS DÚVIDAS
 
FC PORTO
: Danilo será dúvida até à hora de jogo, estando Ricardo preparado para jogar se o brasileiro não recuperar. Resta saber ainda se Lopetegui mantém a aposta em Quintero no meio ou desloca para lá Brahimi e devolve Tello, em grande no Bessa, ao onze.
 
SPORTING: Com Jefferson afastado, apenas uma dúvida: quem será o ponta de lança titular? Slimani voltou à competição frente ao Wolfsburgo e pode ser a surpresa, até porque Tanaka não convenceu como «matador»
 
A PALAVRA DOS TREINADORES
 
Julen Lopetegui (FC Porto):
«Tentamos ganhar cada jogo, seja clássico ou não. É um jogo muito exigente e tentaremos dar a melhor resposta porque queremos, porque precisamos. E vamos usar todas as nossas forças para ganhar.»
 
Marco Silva (Sporting): «A equipa tem conseguido responder à altura dos Clássicos e dos dérbis, mesmo em ambientes adversos. Conseguimos ser uma equipa com personalidade. E o jogo de amanhã [domingo] vai precisar de um Sporting assim, com personalidade, com espirito de sacrifício e identidade bem presente. Só assim disputaremos o jogo com o FC Porto.»
 
OUTROS CONFRONTOS
 
Primeiro os números gordos: 43 vitórias do FC Porto em 80 jogos para a Liga, em casa. O Sporting venceu 13 vezes, a última em 2007, por 1-0, com golo de Tello. Na época passada, o FC Porto venceu 3-1. Na primeira volta registou-se um empate sem golos. O último Clássico no Dragão foi no final de 2014 e sorriu ao Sporting: vitória por 3-1 que afastou a equipa de Lopetegui da Taça.
 
EQUIPAS PROVÁVEIS
 
FC PORTO

 

 
Outros convocados: Helton, Indi, Ricardo, Evandro, Quintero, Ruben Neves, Gonçalo Paciência e Hernâni
 
SPORTING
 


Outros convocados: a lista não é conhecida