O MOMENTO

Tondela: a viver um momento de fulgor como ainda não se lhe tinha visto, o Tondela deu vida à reta final deste campeonato, intrometendo-se de forma clara na luta pela permanência. Nos últimos cinco jogos, os tondelenses amealharam dez pontos e já só estão a um da Académica e três do U. Madeira. Mas para continuar a sonhar, o conjunto orientado por Petit sabe que não pode descansar à sombra do que conseguiu até aqui – até porque continua no último posto -, tendo, nesta ronda, a possibilidade para ganhar terreno aos adversários diretos: há um U. Madeira-Académica no domingo. Esta recuperação é suficiente para continuar a sonhar, ou os beirões terão acordado demasiado tarde?

Rio Ave: se a luta na cauda da tabela está cerrada, também aquela que se trava por um lugar que garanta o bilhete para as competições europeias é intensa. O Rio Ave vem de dois jogos sem ganhar – empate em Arouca e derrota na receção ao Benfica – e quer mostrar que não perdeu fulgor nesta última fase da temporada. Para já, os vila condenses têm o lugar europeu «reservado», fruto do 6.º lugar, com 46 pontos, a três do Arouca e com mais um e mais três do que P. Ferreira e Estoril, respetivamente. Pedro Martins defende que esta partida não será decisiva para as contas do Rio Ave, mas a faltarem três rondas para o final, todos os pontos interessam.

AUSÊNCIAS

Tondela: Nuno Santos, Oto’o Zue e Luís Tinoco (condicionados)

Rio Ave: André Vilas Boas (castigado) e Aníbal Capela (lesionado).

DISCURSO DIRETO

Petit: «Apesar de termos vindo a crescer, continuamos sempre a olhar para cima e ainda não saímos da posição em que estamos. Mas sabemos que estamos perto de conquistar algo que pode ser importante para as nossas vidas, tanto para os jogadores, equipa técnica, clube e cidade. Sabemos que do outro lado vai estar uma equipa que tem por objetivo a Liga Europa: vai ser um jogo difícil, mas vamos estar preparados.»

Pedro Martins: «Para o Rio Ave este não é um jogo decisivo, mas é importante. Não estando a pôr pressão para um lado ou para o outro, creio que este jogo tem um caráter mais decisivo para o adversário. Mas queremos vencer e sabemos o quanto é importante para as nossas aspirações, até porque temos andado sempre nos lugares europeus e este grupo merece garantir esse objetivo.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Tondela e Rio Ave só se defrontaram por uma vez, na primeira volta deste campeonato, em Vila do Conde, com a vitória a sorrir aos tondelenses (2-3).

EQUIPAS PROVÁVEIS:

TONDELA

Outros convocados: o Tondela não divulga a lista de convocados.

RIO AVE

Outros convocados: Rui Vieira, Lionn, Nélson Monte, Bressan, Héldon, Kayembé, Yazalde e Hélder