(artigo atualizado às 20h37 e às 21h15)

Na conferência de imprensa após a vitória do Sporting sobre o FC Porto, Jorge Jesus admitiu a existência de abordagens por vários jogadores dos leões. Uma dessas, confirmou o treinador, foi por Adrien Silva.

Ora, nesta segunda-feira, em declarações ao jornal «O Jogo», o capitão do clube leonino foi mais longe e disse estar pronto para deixar o clube. « Depois de 15 anos passados no Sporting, esta oportunidade é algo excecional para mim e pode permitir que me expresse e imponha noutro campeonato», referiu, confirmando uma proposta do Leicester e a vontade em transferir-se para o clube inglês.

«O presidente garantiu-me sempre que, após tantos anos de dedicação, ele não colocaria obstáculos à minha evolução profissional desde que recebesse uma proposta interessante para as duas partes. Penso que é o caso e deveríamos chegar a algo concreto brevemente», acrescentou, dando a entender que a saída dos leões estava praticamente consumada.

Segundo apurou o Maisfutebol já durante a tarde desta segunda-feira, e não obstante a vontade de Adrien deixar o clube, Bruno de Carvalho está intransigente em deixar sair o jogador por valores abaixo da cláusula de rescisão, fixada em 45 milhões de euros.

Leia: Sporting resiste a negociar Adrien com o Leicester

Entretanto, já depois destes desenvolvimentos o Sporting emitiu um comunicado sobre a situação do capitão.

Os leões escrevem que, quando em fevereiro deste ano renovaram com Adrien, foi com a intenção do internacional português «terminar a carreira no clube».

O Sporting acrescenta que não recebeu «qualquer intenção ou proposta concreta para a saída de Adrien Silva», poupa o jogador e critica os representantes do atleta.

Eis o comunicado Sporting:

Em virtude de todas as notícias que temos tido ao longo do dia sobre as sucessivas intervenções dos representantes do jogador Adrien Silva na Comunicação Social, a Sporting SAD vê-se na obrigação de esclarecer o seguinte:

1 – Desde que o jogador renovou o seu contrato em Fevereiro de 2016 envolvendo avultadas somas de dinheiro, que ficou absolutamente claro que esta extensão da vinculação ao Sporting CP significava que Adrien Silva iria ficar no Clube até ao final da sua carreira. Isto mesmo foi dito expressa e claramente pelo Presidente do Sporting CP ao jogador, ao pai do atleta e aos seus representantes antes de se consumar a renovação do contrato.

2 – Para além disso, o jogador Adrien Silva concedeu uma entrevista a 23 de maio em que dizia que não sairia do Sporting sem ser Campeão, em absoluta sintonia aliás com aquilo que está acordado desde então.

3 – Nunca, ao longo destes meses, foi transmitida ao Presidente do Sporting CP qualquer intenção ou proposta concreta para a saída de Adrien Silva do Clube nem o Presidente se encontrou com o pai do atleta ou seus representantes para o efeito, pelo que se alguém andou a enganar o jogador foram os seus representantes e não o Sporting CP.

4 – Adrien Silva é um jogador do Sporting CP, com contrato, profissional, que saberá sempre respeitar o Clube que o formou como homem e como atleta, bem como a todos os Sportinguistas que vêem nele um exemplo a seguir.

5 – O Sporting CP, e nomeadamente o seu Presidente, terá sempre a defesa dos interesses do Clube mas também a defesa dos seus activos como nota máxima da sua actuação.

6 – É compreensível que, nesta fase, os agentes e representantes dos atletas sejam factor de desestabilização e de pressão enorme sobre os jogadores, nunca devendo o Clube e os seus associados deixar de ter o carinho pelos mesmos por acções que apenas acontecem por influência de terceiros.

Em declarações à RTP, reproduzidas durante o noticiário das 20h00 nesta segunda-feira, o empresário do jogador, Jonathan Maarek, criticou a postura do presidente dos leões neste processo. «A porta esteve sempre aberta porque o presidente tinha dado a sua palavra ao Adrien de que não colocaria qualquer obstáculo à evolução da sua carreira», começou por dizer.

«Hoje o presidente tem uma posição completamente diferente e totalmente contrária aos compromissos que ele tinha assumido», acrescentou o representante de Adrien, referindo que Bruno de Carvalho pôs em causa o que estava acordado.