A figura: Lucas Evangelista

Se por esta altura ainda não sabe quem é Lucas Evangelista, das duas uma: ou você apenas vê futebol de três equipas ou passou este campeonato a dormir. O brasileiro do Estoril voltou a fazer uma grande exibição e aplicou-lhe números. Em 45 minutos, fez uma assistência e um golo. Um grande golo, já agora, com aquele pé esquerdo a atirar a bola num remate perfeito para a baliza de Cláudio Ramos. Lucas Evangelista não se limitou a dois momentos. Teve outros, daqueles que não dão em golo ou jogada de perigo, mas que também definem um jogador. Colocou os colegas em melhores condições das que já estavam em quase todas as ações, foi intenso a defender e percorreu todo o miolo estorilista para criar desequilíbrios. Umas vezes com transporte de bola, outra com uma visão que lhe nasce no pensamento e é executada pelas botas. Uma das revelações da Liga 2017/18, que apregoa futebol ao pontapé, como fez no 0-2.

O momento: minuto 45

O Estoril vencia por 1-0, mas o Tondela estava mais agressivo nos duelos e tinha, de algum modo, equilibrado o encontro. O pontapé de Lucas, em cima do intervalo, não foi apenas o golpe nos beirões. Foi o momento mais bonito da noite.

Pêpê

Novo papel no relvado e um golo para alegrar a bancada. Pêpê deixou de ser médio-defensivo como vinha sendo, adiantou-se no terreno e se o Estoril ganhou alguma coisa com isso nesta noite, Pedro Rodrigues ganhou muito. Primeiro, porque fez o 1-0, a perceber que podia receber e atirar logo, num pontapé difícil para Cláudio Ramos; depois, porque pôde «pautar» mais com a bola e ser um apoio maior à mobilidade de Lucas Evangelista.

Gonçalo Santos

Um regresso direto ao onze do Estoril. Gonçalo não conhece apenas a Amoreira, conhece os caminhos que tem de percorrer no meio-campo. O papel que desempenhou foi fundamental no futebol canarinho nesta noite. Gonçalo soube sair da pressão, soube manter a bola quando necessário, deu qualidade à posse do Estoril e, com ele em campo, a equipa foi mais segura que antes. O Tondela usou muito futebol direto e isso deveu-se bastante ao regresso do 13 à Amoreira.

Ewandro

Estreia absoluta no Estoril e na Liga portuguesa e a prometer trazer coisas boas. Entendeu-se muito bem com Lucas Evangelista, com o qual combinou várias vezes, e ainda atirou ao poste.