O MOMENTO

MOREIRENSE: 2017 acabou bem, 2018 começou melhor. A equipa de Sérgio Vieira ganhou o último jogo do ano e o primeiro do atual, mas essa dupla felicidade não teve sequência. Seguiram-se derrotas com Benfica e Feirense e empate caseiro com o V. Setúbal, pelo meio. Para voltar aos triunfos será preciso fazer o que, em duas tentativas este ano (Dragão para a Liga e em casa para a Taça), o Moreirense não conseguiu: bater a equipa que lidera o campeonato.

FC PORTO: o empate com o Sporting (depois traduzido em desaire no desempate por penáltis), na Taça da Liga, colocou um ponto final na série de 10 jogos seguidos da equipa de Sérgio Conceição a vencer. A ideia, agora, será, certamente, reentrar no trilho dos triunfos, até porque o campeonato continua a ser o objetivo primordial e, aí, a vantagem continua a ser azul e branca. Este ano o FC Porto já ganhou neste campo, para a Taça de Portugal e repetir a ideia é a meta.

AS AUSÊNCIAS

MOREIRENSE: Neto está castigado.

FC PORTO: Danilo, Otávio e Fabiano lesionados. Marcano em dúvida

A PALAVRA DOS TREINADORES

Sérgio Vieira (Moreirense): «Qualquer momento é difícil para defrontar o FC Porto. Vão querer reagir perante o objetivo que não conseguiram, a Taça da Liga, mas sobretudo vão continuar na luta pelo campeonato. Mas queremos estar focados em nós próprios e nos nossos objetivos. Queremos fazer um bom jogo, mostrar organização e, no final, podermos conquistar pontos.»

Sérgio Conceição (FC Porto): «É um jogo diferente daquele que disputámos na Taça de Portugal. Já houve quatro ou cinco mudanças no Moreirense desde então e agora voltou a mudar um ou outro jogador no último jogo. Vai ser um jogo difícil à imagem do que são os jogos em Moreira de Cónegos. Estamos conscientes das dificuldades e do que queremos como equipa. Assumimos a responsabilidade de ganhar o jogo e da importância dos três pontos na nossa caminhada.»

OUTROS CONFRONTOS

O FC Porto não vence em Moreira de Cónegos, para a Liga, desde 20154/15. Nas duas últimas épocas empatou, primeiro, e perdeu, na época passada, na jornada que encerrou a Liga. Aliás, Moreira de Cónegos não é campo de passeio para os dragões na Liga: em sete jogos, apenas três vitórias. Depois houve três empates e uma derrota. A alegrar o FC Porto há o resultado da Taça de Portugal, já esta época, favorável à equipa azul e branca.

EQUIPAS PROVÁVEIS

MOREIRENSE

FC PORTO