Acompanhe o Belenenses-Sporting no AO VIVO do Maisfutebol

Logo depois do final do clássico entre Benfica e FC Porto arranca um dérbi em Lisboa com o Belenenses a receber o Sporting no Estádio do Restelo, num jogo em que os leões terão em perspetiva ganhar pontos a um dos rivais diretos ou mesmo aos dois.

MOMENTO

Belenenses: com apenas uma derrota nas últimas sete jornadas, com sete golos marcados e três consentidos, como Jorge Jesus destacou na antevisão do jogo, a equipa de Silas passa por um dos melhores momentos da temporada. Depois da surpreendente vitória sobre o FC Porto (2-0) e do empate em Chaves (1-1), os «azuis» do Restelo ultrapassaram a fasquia simbólica dos trinta pontos [já somam 33] e, nestas condições, já não precisam de fazer contas relacionadas com a permanência. Além disso, depois de já ter imposto um empate ao Benfica e uma derrota ao FC Porto, o Belenenses tem nova oportunidade de renovar a motivação e a moral com a receção a mais um dos «grandes».

Sporting: os leões reagiram às últimas duas derrotas, em Braga (0-1) e em Madrid (0-2), com outras tantas vitórias, sobre o Paços (2-0) e sobre o Atlético (1-0). É verdade que a equipa de Jorge Jesus foi eliminada da Liga Europa, por um golo, mas saiu da prova de cabeça erguida, depois de ter batido uma das equipas mais fortes do continente com uma exibição personalizada. Apesar das baixas de jogadores importantes e da semana conturbada, provocada pelas declarações publicadas pelo presidente Bruno de Carvalho, a verdade é que a equipa reagiu bem às adversidades. Este domingo, os leões estão obrigados a vencer num palco onde os diretos adversários não o conseguiram, de forma a poder tirar máximo rendimento do resultado do clássico, qualquer que seja. Além disso, três dias depois, a equipa de Alvalade tem mais um desafio determinante, com a receção ao FC Porto, para lutar por um lugar na final da Taça de Portugal. É sem dúvida, um momento determinante na temporada da equipa de Jorge Jesus.

AUSÊNCIAS

Belenenses: Tandjigora e Chaby são os únicos indisponíveis para Silas.

Sporting: Piccini, Mathieu, William Carvalho, Bruno César, Podence e Rafael Leão estão todos fora de jogo. Entre os jogadores que estão entregues ao departamento clínico apenas Fábio Coentrão, com dores musculares, pode recuperar para o jogo deste domingo.

DISCURSO DIRETO

Silas: «Vai ser um jogo difícil, contra um adversário que ainda não sabemos muito bem como se vai apresentar, porque utilizam vários sistemas. É verdade que tiveram este jogo com o Atlético e têm depois o jogo com o FC Porto para a Taça, o que torna as coisas um pouco mais difíceis para eles, mas para nós também não ficam mais fáceis».

Jorge Jesus: «O Belenenses está com um sistema que não é fácil fazer golos. Tens de arranjar ideias e alternativas. Não treinas, não tens tempo para treinar, tens de ter ideias. Não vamos treinar, vamos recuperar. Tens de enquadrar as ideias desta época. Este é o terceiro ano que os jogadores estão a trabalhar comigo, é mais fácil por uma ideia diferente no jogo porque há jogadores que trabalham comigo há muito tempo».

HISTÓRICO

Nos 76 jogos que estes dois históricos já disputaram no Restelo, contabilizando apenas jogos do campeonato, a balança pende ligeiramente para o lado dos leões que contam com 31 triunfos contra 24 dos azuis, com 21 empates pelo meio. Nas duas últimas temporadas, o Sporting venceu, sendo que há dois anos goleou mesmo por 5-2. Na temporada passada, bastou um golo de Bas Dost em tempo de compensação para o Sporting reclamar os três pontos. Já esta temporada, na primeira volta, em Alvalade, os leões também venceram, com mais um golo do holandês, desta feita, na conversão de uma grande penalidade.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Belenenses:

Sporting: