O presidente do Gil Vicente, António Fiúsa, felicitou por carta a Portuguesa de Desportos, clube brasileiro que na época passada desceu de divisão devido a um caso semelhante ao ocorrido em Portugal, o «Caso Mateus».

O clube brasileiro recorreu da sentença e obteve uma liminar na 43ª Vara Cível de São Paulo, tendo conseguido suspender a decisão do Supremo Tribunal de Justiça do Brasil (STJD). O caso remonta a 8 de dezembro de 2013, altura em que a Portuguesa utilizou Héverton quando este estaria suspenso. Com esta decisão a Confederação Brasileira de Futebol tem de incluir o clube no primeiro escalão do futebol brasileiro já esta época.

António Fiusa enviou uma carta a Ilídio Lico, presidente da Portuguesa dos Desportos, felicitando o clube brasileiro pelo sucedido e ao mesmo temo manifestando que casos como o da Portuguesa dão mais força ao Gil Vicente para se manter no processo do «Caso Mateus», já se arrasta há oito anos.

«É com imenso prazer e satisfação que o congratulo pela vitória no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Brasil, que procedeu à suspensão da ação de descida de divisão aplicada à Portuguesa e promoveu a consequente integração no Campeonato Brasileiro de 2014», pode ler-se na carta enviada por António Fiúsa ao seu homónimo da Portuguesa de Desportos.

O presidente do Gil continua a missiva dizendo a Ilídio Lico que espera ver o clube de Barcelos ressarcido: «conseguimos regressar à Primeira Liga dentro do relvado, embora o processo da despromoção do Gil Vicente ainda continue na justiça portuguesa. Irá fazer em agosto oito anos e ainda sem decisão. Mas acreditamos que este impasse será resolvido em breve pelos meios legais e o Gil Vicente será ressarcido. São casos vencedores como o da Portuguesa que ainda nos dão mais força para lutar e alcançar o que é nosso por direito».