Arouca-FC Porto AO MINUTO

O Momento

Arouca:

O jogo com os dragões vem na pior altura. Desde que assumiu o comando do Arouca, Pedro Emanuel nunca tinha somado três derrotas consecutivas (Taça de Portugal incluída), sem qualquer golo marcado nesse período, mas a série já vai em quatro jogos seguidos sem triunfos, se incluirmos também a Taça da Liga. Já houve pior, na época passada, com sete jogos sem ganhar. Há um mês sem vitórias, desde o triunfo em Vila do Conde, os homens do sopé da serra da Freita encerram este sábado o cíclo terrível no calendário do qual, ainda assim, não se sairam mal. Daqui em diante, espera-se que consigam mais pontos.

FC Porto:

Há mais de dois meses que o FC Porto não ganha fora, em todas as competições. A última vez que isso aconteceu foi na segunda jornada do Campeonato, em Paços de Ferreira. Pelo meio, houve três oportunidades, em Guimarães (1-1), Alvalade (1-1) e Donetsk (2-2), todas seladas com empates. Numa altura em que a discussão sobre a rotatividade e as dúvidas em torno de Lopetegui sobem de tom, importa capitalizar o moral obtido com a trabalhosa vitória sobre o Atl. Bilbao, sob pena de soltar (já) fantasmas do passado recente.

Siga o Arouca-FC Porto AO VIVO

Ausências:

Arouca: Serginho, condicionado.

FC Porto: Helton, lesionado.

Discurso direto:

Pedro Emanuel: «Reconhecemos, como é natural, as que vitórias ajudam a moralizam, e, conseguida a nível europeu, permite essa maior tranquilidade, maior serenidade, mas o Porto não deixa de estar atrás no seu objetivo, e, como tal, pressionado na conquista pontos.»

Julen Lopetegui: «O Arouca é uma equipa muito organizada, que cria muitas dificuldades às equipas grandes. Venceu o Sp. Braga, fez 75 minutos extraordinários na Luz, frente ao Benfica, e com o Sporting aguentou quase até ao final.»

Histórico de confrontos:

Apenas um visita, em termos oficiais, conta no levantamento de jogos entre arouquenses e portistas. Foi na época passada, pois então, e os azuis e brancos venceram de forma tranquila, por 3-1. Estávamos, curiosamente, em Outubro, mas no princípio do mês, e... também fazia calor.

Equipas prováveis:

Arouca

Outros convocados: a lista será divulgada este sábado.

FC Porto

Outros convocados: Andrés Fernández; Marcano, Oliver Torres, Rúben Neves, Quaresma, Adrián López e Aboubakar.