ACOMPANHE O SPORTING-BELENENSES

O MOMENTO:

SPORTING: moralizados pela eliminação do rival Benfica da Taça de Portugal e pelo triunfo em Moscovo, que permite alimentar a esperança de continuar na Liga Europa, os «leões» voltam à Liga. E é com estatuto de líder que a equipa de Jorge Jesus encara o quarto dérbi da temporada, com a confiança de quem venceu os três anteriores ao Benfica.

BELENENSES: depois da vitória sobre o Tondela, na última jornada da Liga, a equipa do Restelo foi eliminada da Taça de Portugal pelo Portimonense e empatou em casa com Lech Poznan, num resultado que permite continuar a sonhar com os 16-avos da Liga Europa mas agarrada a contas difíceis. Segue-se o dérbi com o Sporting, que vai proporcionar o regresso do técnico Ricardo Sá Pinto a Alvalade, aquela que foi a sua casa durante onze anos.

AUSÊNCIAS:

SPORTING: Jefferson, Téo Gutiérrez e Carlos Mané estão lesionados

BELENENSES: Miguel Rosa e João Afonso lesionados; André Geraldes indisponível por estar emprestado pelo Sporting

DISCURSO DIRETO:

JORGE JESUS: «Um Sporting-Belenenses faz parte do historial da cidade de Lisboa. Um dérbi que nunca é fácil seja em que altura for. O Belenenses tem bons jogadores, com qualidade e está a fazer um bom início de época. Vai ser um jogo difícil.»

SÁ PINTO: «Vai ser um jogo contra um Sporting moralizado, confiante, com uma grande qualidade de jogo ofensivo. É uma equipa equilibrada em todos os setores. Neste momento, é o grande candidato ao título (...) Grande parte da minha carreira como profissional de futebol foi no Sporting. É um grande clube, ao qual estarei eternamente ligado. Foi lá que terminei a minha formação, onde comecei a minha afirmação enquanto jogador e onde cheguei à seleção nacional. Sou um dos últimos campeões nacionais pelo Sporting.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS
O Sporting já recebeu o vizinho Belenenses em 74 ocasiões, para o principal escalão do futebol português, e venceu 57. Os «azuis» do Restelo conseguiram apenas cinco triunfos, o último dos quais em 1955. Empates foram doze, incluindo o da época passada (1-1).

EQUIPAS PROVÁVEIS:

SPORTING:



Outros convocados: Marcelo Boeck, Esgaio, Ewerton, Aquilani, Gelson, Matheus e Tanaka

BELENENSES:



Outros convocados: a lista ainda não foi divulgada