Chegou a hora. O Sp. Braga-Famalicão, pelas 20h15 desta sexta-feira, dá o pontapé de saída na Liga 2023/24. A 90ª edição do campeonato nacional tem mais em jogo do que nunca na luta pelo título, porque apenas o campeão terá entrada direta na Liga dos Campeões, renovada e com mais dinheiro para distribuir. E só há mais um potencial lugar, na terceira pré-eliminatória, para o segundo classificado.

Foi nesse contexto que os principais candidatos prepararam a temporada. Houve recordes de contratações e investimentos, houve esforços significativos para manter a maior parte dos jogadores mais importantes. É sobre isso que pode ler no guia do Maisfutebol para a nova época, que olhou para cada uma das 18 equipas da Liga. A preparação, os objetivos, as entradas e saídas, os treinadores e os jogadores a seguir, está tudo aqui.

Numa temporada em que seis clubes mudaram de treinador, há muitas caras novas na Liga. E muito em jogo para cada uma das equipas, dos objetivos europeus à luta pela permanência. Está a terminar o tempo de preparação – embora na verdade ele só acabe quando fechar o mercado, no final de agosto. Agora, é hora de jogar. Que a bola comece a rolar.

Leia aqui os dossiers dedicados a cada uma das 18 equipas

Benfica: «upgrade» de campeão

FC Porto: a garantia que começa no banco

Sp. Braga: «all-in» em ano de jackpot

Sporting: um recorde para crescer

Arouca: história sem perder o equilíbrio

V. Guimarães: arranque sob pressão

Desp. Chaves: reconstrução e pés na terra

Famalicão: em nome do projeto

Boavista: a mesma luta

Casa Pia: manter o rumo longe de casa

Vizela: novidades entre as nações unidas

Rio Ave: história com a prata da casa

Gil Vicente: recuperar tempo e tranquilidade

Estoril: juventude em movimento

Portimonense: acertos numa receita repetida

Moreirense: entre mudanças, o mesmo projeto

Farense: de volta com um reforço especial

Estrela: o regresso depois do abismo