A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) está preocupada com as ameaças e insultos a árbitros e assistentes e promete alertar as autoridades para o sucedido. A medida vem no seguimento de insultos e ameaças que o assistente Valter Rufo, que esteve no V. Guimarães-FC Porto, recebeu na sua conta do Facebook.

«Vamos alertar as autoridades, como fizemos no ano passado, para este tipo de casos. Sabemos que muitas destas ameaças são da boca para fora, mas nunca sabemos até que ponto alguma delas possa vir a ser real», afirmou José Fontelas Gomes à Agência Lusa.

O responsável da APAF considera que as pessoas «perderam a vergonha» e usam as redes sociais «para tentar fazer pressão sobre as equipas de arbitragem».

Contudo, garante que os árbitros não estão pressionados, embora também não se sintam confortáveis. «Não é uma questão de estarem assustados, é uma questão de verem a sua vida a começar a ser invadida, a tranquilidade no dia-a-dia passa a não existir. Não é uma questão de susto é um a questão de não estarem confortáveis», explicou.

Uma queixa formal neste assunto terá sempre de ser feita pelo próprio Valter Rufo ou alguém por ele mandatado.