Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), pediu um final de temporada tranquilo e responsabilidade aos atores do jogo para que não haja desculpas com erros alheios.

«Quero pedir que se tenha um final de época responsável, tranquilo, em que todos se respeitem e que não se tente justificar nada. As pessoas têm que confiar no que fazem. Erros todos cometem e não devemos pegar nos nossos erros para estar a culpabilizar outras coisas. É o que eu peço», afirmou à Agência Lusa Luciano Gonçalves.

O dirigente espera que este final de época seja o ponto de partida para que 2017/18 tenha «uma mentalidade completamente diferente», a bem do futebol português.

O líder dos árbitros em Portugal fez questão de sublinhar que a comunicação social tem tido um papel preponderante na mensagem que é passada. «A própria comunicação social já está a perceber a gravidade da situação. Já temos capas de jornais em que se dá o destaque a jogadores fora de campo, juntos (de equipas diferentes), a cumprimentarem-se e em que se condena as atitudes de adeptos e as agressões. É um passo e, claramente, devemos dar uma palavra de agradecimento à comunicação social, que está a perceber por onde estamos a caminhar e não quer fazer parte desse caminho para o abismo», concluiu.