Maicon teve uma noite para esquecer no regresso à titularidade do FC Porto em jogos da Liga. O defesa-central jogou de início face ao castigo de Ivan Marcano e envergou a braçadeira de capitão mas acabou por ser o elemento mais visado pelos adeptos face à derrota frente ao Arouca (1-2).

Ainda antes do segundo golo de Walter González, o jogador brasileiro teve uma entrada muito dura sobre um adversário e viu o amarelo. Veio então o fatídico minuto 65. O avançado do Arouca ganha de cabeça a Indi mas Maicon faz o corte. Porém, perante a aproximação de Walter, tenta fintar o adversário, este recupera a bola e bate novamente Iker Casillas.

Maicon ficou no chão, a queixar-se de dores. Layún foi o primeiro a dar apoio ao defesa, seguido de Martins Indi. Pouco depois, num lance aparentemente normal, o capitão do FC Porto terá sentido novamente a dor, fez sinal para o banco e encaminhou-se de imediato para a linha lateral, com o jogo a decorrer.

Os adeptos não gostaram dessa atitude, já que poderia trazer maiores prejuízos à equipa. Quando a bola saiu do terreno de jogo, o defesa deu o seu lugar a Rúben Neves, perante uma monumental vaia.

Nota ainda para Brahimi, que foi substituído por Marega e voltou a manifestar a sua insatisfação perante essa reincidência, atirando com o casaco do fato de treino para o banco de suplentes.

Nos minutos finais, os Super Dragões não pouparam a equipa, entoando por um par de vezes o cântico mais indesejado: «Vocês são uma vergonha».

Após o derradeiro apito, os jogadores ainda se juntaram e Aboubakar foi quem deu o mote para a ida junto ao Topo Sul, secundado por Danilo Pereira. Maicon, depois de ser cumprimentado pelo irmão Maurides, acabou por dirigir-se ao balneário, novamente com palavras de conforto de Miguel Layún e mais uma vaia dos adeptos. O defesa de 27 anos está no FC Porto desde 2009, sendo um dos elementos mais antigos no plantel.

Maurides foi suplente utilizado do Arouca e acabou por acompanhar Maicon no resto da noite no Dragão, surgindo a par do irmão na garagem do recinto portista. Ao contrário do que é habitual, o FC Porto não prestou esclarecimentos sobre a situação clínica do jogador.

Cá fora, a chuva foi desmobilizando os adeptos e não se verificaram grandes manifestações de descontentamento. Os dragões vão iniciar desde já a preparação para a visita ao Benfica. O clássico do Estádio da Luz está agendado para a próxima sexta-feira.

Entretanto, ao final da noite, uma publicação numa rede social que será da esposa de Maicon lança muitas questões sobre a situação do defesa portista. Alega que este tem estado limitado nos últimos quatro meses devido a um erro que, citando, «não foi seu mas de quem se diz doutores».