A SAD do Sp. Braga apresentou nesta quarta-feira o Relatório e Contas relativo à temporada 2013/14. Para além dos resultados globais, o extenso documento apresenta pormenores que despertam interesse, como o direito de preferência do AS Mónaco sobre alguns jovens do clube arsenalista.

«Na rubrica Outros está evidenciado o montante de 1,1 milhões de euros decorrente da atribuição ao AS Mónaco FC do direito de observação/preferência na contratação dos atletas Bruno Almeida, Miguel  Pinto, Gil Dias, Luis Azevedo, Núrio Fortuna e Jorge Fernandes», pode ler-se.

Núrio Fortuna, defesa de 19 anos, é o mais velho e o jogador mais conhecido da generalidade dos adeptos, já que fez a sua estreia pelo Sp. Braga na época passada.

Nesta lista, destaque ainda para o extremo Gil Dias. O jovem de 18 anos chegou ao clube em 2013, alinhou pela equipa júnior e terá cativado os observadores do AS Mónaco, já que seguiu recentemente para o Principado, por empréstimo.

O clube monegasco tem ainda preferência sobre três jogadores de 18 anos: o avançado Miguel Ângelo Pinto, que trocou o Penafiel pelo Sp. Braga, o médio Jorge Fernandes (conhecido como Joquinha) e o defesa Luís Avezedo (conhecido como Ká). Bruno Almeida, vulgo Xadas, é o mais jovem da lista. O médio tem apenas 16 anos.