Todos os árbitros de futebol de primeira categoria estão aptos para apitar na época 2015/2016, depois de terem tido aproveitamento nos testes escritos e físicos que realizaram, entre quinta-feira e este domingo, no Luso.
 
De acordo com fonte do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, a avaliação feita no Luso foi positiva não só para os 24 árbitros, mas também para os 48 árbitros assistentes escolhidos para a nova temporada desportiva.
 
A lista de árbitros profissionais e internacionais, com oito nomes, é exatamente a mesma este ano: Artur Soares Dias, Carlos Xistra, Duarte Gomes, Fábio Veríssimo, Hugo Miguel, João Capela, Jorge Sousa e Tiago Martins.
 
Da lista de profissionais do ano passado saem Pedro Proença (terminou a carreira) e Vasco Santos, entrando Fábio Veríssimo e Tiago Martins.
 
Com a saída da arbitragem de Proença, Paulo Baptista e Olegário Benquerença, os mais velhos são agora Duarte Gomes (42 anos), Carlos Xistra, Bruno Paixão e João Capela (41 anos).  Duarte Gomes é também o mais experiente, com dezanove épocas, mais uma do que Bruno Paixão e mais duas do que Carlos Xistra e Jorge Sousa. João Capela ainda vai só para a décima.
 
Estreantes na primeira categoria são André Moreira, João Pinheiro, Luís Godinho, Rui Oliveira, Sérgio Piscarreta e Tiago Antunes. André Moreira é também o que tem habilitações literárias mais altas, com o mestrado de Biologia, numa lista em que há ainda nove licenciados e catorze com o 12º ano. A par do advogado João Pinheiro, André Moreira é também o mais novo, já que só fará 28 anos em janeiro próximo.