FIGURA: Bas Dost
Nem sempre foi servido da melhor maneira. Ponta de lança puro, mesmo sem o esférico tentou e andava por perto quando os cruzamentos saíram muito chegados à baliza de Marafona. Mesmo assim esperou pelas oportunidades e assinou um hat-trick na segunda parte, operando a reviravolta para os leões. Empatou de penálti e estabeleceu o resultado final com dois golpes de cabeça. 31 golos na Liga, tem apenas menos dois do que Messi. Tarde de eficácia com sotaque do holandês.

MOMENTO: Dost pela terceira vez (84’)
Jogada de entendimento do lado direito do Sporting, com Gelson a abrir espaço para Schelotto cruzar. Mortífero na área, Bas Dost viu a bola chegar ao seu jeito à área cabeceando para aquele que foi o seu terceiro golo da tarde e o tento do triunfo.

NEGATIVO: Alan Ruiz rasgou (28’)
O argentino teve de sair de maca diretamente para os balneários depois de se ter lesionado sozinho. AO tentar mudar de direção, para ainda chegar a um passe que saiu atrasado, ficou estatelado no relvado, pedindo-se de imediato a substituição.

MENÇÃO HONROSA: Podence
O azar de Alan Ruiz foi a sorte do jovem de 21 anos. Revolucionou o ataque leonino, dando capacidade de desequilíbrio e velocidade à equipa de Jorge Jesus. Precisou apenas de dois minutos em campo para conquistar uma grande penalidade para a equipa de Alvalade e rubricou mais uma série de rasgos interessantes.  

OUTROS DESTAQUES

Battaglia
Bela exibição do médio argentino trazido por Jorge Simão de Chaves. Forte no miolo a auxiliar Vukcevic, evidenciou-se na construção e jogo, sendo a arrancada pela direita no lance do golo que inaugurou o marcador o melhor exemplo disso mesmo.

Gelson Martins
Num jogo monótono, com um ritmo baixo, o jovem extremo de 21 anos esteve igual a si próprio, sempre ligado à corrente e assumindo-se como principal foco de tensão para a defesa arsenalista. Não teve medo de assumir as despesas do jogo e de ter a bola, encarando sempre os adversários com ousadia.   

Marafona
Regressou à baliza depois de lesão e esteve a um bom nível, com intervenções seguras, essencialmente na primeira parte. Saiu-se bem aos pés de Gelson quando o extremo lhe apareceu isolado pela frente.