Quatro jogos, três competições e decisões importantes a culminar no dérbi, tudo em menos de duas semanas. Daqui até 12 de novembro, dia do Benfica-Sporting da 11ª jornada da Liga, joga-se um ciclo em alta rotação. Igualmente intenso para o Sp. Braga, um pouco menos para o FC Porto, que fecha esta série com outro duelo que promete, na visita ao V. Guimarães.

Serão dias de grande pressão para o Benfica, que é entre os candidatos aquele que enfrenta este ciclo num momento mais delicado, face aos últimos resultados. Mas o Sporting também joga o futuro na Taça da Liga, tem uma ronda de campeonato pelo meio e a seguir um desafio europeu. O FC Porto, com o duelo de Taça da Liga adiado para dezembro, tem menos um confronto que os rivais nesta fase, enquanto o Vitória, quarto classificado, joga apenas uma partida antes da receção aos dragões. O Sp. Braga também terá quatro jogos nos próximos dias, incluindo a visita ao Real Madrid, antes de nova paragem nas competições, para a janela de jogos de seleções.

Benfica na estrada, com baixas e sob pressão

O Benfica chega a esta fase sob enorme pressão, perante os sinais de crise ao fim de dois jogos sem vitórias, que representaram um atraso na Liga e adensaram um arranque negro na Liga dos Campeões. E tem um calendário exigente daqui até ao dérbi, sempre na estrada, com três deslocações para três competições diferentes. Como desafio adicional, Roger Schmidt terá de gerir várias baixas por lesão. Neres enfrenta paragem prolongada, enquanto Kokçu e Bah devem falhar este ciclo de jogos.

Para já, o Benfica visita Arouca, para a estreia na atual edição da Taça da Liga, uma competição que as águias não vencem desde 2016. Numa fase de grupos com apenas dois jogos para cada equipa e em que só o vencedor se apura, o confronto desta terça-feira vale muito. O Arouca tem feito um campeonato muito abaixo das expectativas, com apenas uma vitória, mas lidera o Grupo B da Taça da Liga, depois de ter vencido o AVS na primeira ronda, e até pode apurar-se já em caso de vitória.

Depois de Arouca, a paragem seguinte é Chaves, para a 10ª jornada da Liga, antes do tudo ou nada na Champions. Ao fim de três jogos, o saldo de zero pontos e zero golos marcados diz tudo sobre o que tem sido a campanha europeia do Benfica e o jogo em casa da Real Sociedad definirá se ainda há alguma esperança para o Benfica, incluindo no objetivo secundário de chegar ao terceiro lugar do grupo. Quatro dias depois, chega então a receção ao Sporting, nesta altura líder isolado da Liga.

Sporting entre a Taça da Liga, a Europa e a defesa da liderança

O Sporting superou a difícil prova do Bessa, onde perdeu na época passada, para aumentar a vantagem na liderança da Liga, agora com mais três pontos do que Benfica e FC Porto, e consolidar um excelente arranque de campeonato, onde apenas cedeu dois pontos, no empate em Braga. Agora, o foco é para já noutro dos objetivos da época, a Taça da Liga.

Na quinta-feira, os leões recebem o Farense, para o reencontro em Alvalade depois de um duelo intenso no Algarve para a Liga já nesta época, decidido nos minutos finais a favor do Sporting. O Farense chega a Alvalade na liderança do Grupo C da Taça da Liga, depois de ter vencido o Tondela na primeira jornada (1-0).

O segundo de três jogos seguidos em casa antes do dérbi será no domingo, no reatar de duelos de outros tempos com o Estrela da Amadora, para a 10ª jornada da Liga, que definirá a relação de forças na última ronda antes do dérbi.

Pelo meio ainda volta a Liga Europa, com a receção do Sporting ao Raków. O empate cedido na Polónia complicou as contas dos leões, que chegam à quarta jornada com quatro pontos, tantos quanto o Sturm Graz, ambos a três pontos da Atalanta. Está tudo em aberto, mas o Sporting não tem muita margem para mais algum deslize. E procura um resultado que mantenha o astral alto, a três dias do dérbi na Luz.

FC Porto, pressão interna com a Champions pelo meio

O FC Porto enfrenta um ciclo menos carregado do que os outros candidatos nas próximas duas semanas, uma vez que a visita ao Estoril, partida de estreia dos dragões na Taça da Liga, apenas se jogará a 6 de dezembro.

O próximo confronto é também com o Estoril, mas para a 10ª jornada da Liga, na próxima sexta-feira. No duelo frente ao lanterna vermelha do campeonato, com apenas quatro pontos somados até aqui, os dragões procurarão manter a pressão na luta pelo campeonato, numa altura em que Sérgio Conceição continua a ter de gerir várias baixas por lesão.

Segue-se outro jogo em casa, agora para a Liga dos Campeões. Depois da vitória na Bélgica, a receção ao Antuérpia chega com o FC Porto em segundo no grupo, com seis pontos contra nove do líder Barcelona, e com a perspetiva do apuramento perfeitamente ao alcance nesta altura, uma sensação à espera de confirmação nesta quarta jornada.

Depois, foco de novo na Liga. Em jornada de dérbi, com outro jogo grande. Na véspera do Benfica-Sporting o FC Porto visita o Vitória de Guimarães, nesta altura quarto classificado no campeonato, a três pontos dos dragões. Uma ronda que promete muito, portanto.

Diga-se de resto que o Vitória, já eliminado da Taça da Liga e também fora das competições europeias, tem apenas mais um jogo até à receção ao FC Porto. Mas é um jogo de exigência máxima - o dérbi com o Moreirense na 10ª jornada da Liga.

Sp. Braga, da Taça da Liga ao Bernabéu

O Sp. Braga vem do louco empate em Barcelos (3-3) para a 9ª jornada da Liga, que deixou a equipa orientada por Artur Jorge a oito pontos da liderança. E as próximas semanas são de alta rotação.

Começa já na quarta-feira, com a estreia na Taça da Liga frente ao Casa Pia, que lidera o Grupo A depois de ter vencido o Nacional na primeira jornada e vem do empate moralizador frente ao Benfica.

Três dias depois, o Sp. Braga recebe o Portimonense para a 10ª jornada da Liga, a procurar não ceder mais terreno. E a seguir chegará a visita ao Santiago Bernabéu. Depois de ter perdido pela margem mínima na receção ao Real Madrid, o Sp. Braga chega à quarta jornada no terceiro lugar do Grupo C da Liga dos Campeões, com três pontos, contra seis do Nápoles e nove do Real. Não é em Madrid que se decidirá o futuro dos arsenalistas no que resta da época europeia, mas este será um momento marcante na história do clube e desta equipa, para ser vivido intensamente.

No regresso à Liga, na jornada do dérbi e do Vitória-FC Porto, o Sp. Braga joga em Arouca, o terceiro palco desta ronda com tanto para dizer na corrida ao título.