[Artigo atualizado às 16h52]

Benfica, Sporting e Sp. Braga ainda estão na luta pelo apetecido segundo lugar que pode abrir as portas da fase de grupos da Liga dos Campeões, este ano com prémios ainda mais aliciantes, mas o futuro vice-campeão português terá de se preparar para um início de temporada alucinante, com pelo menos sete jogos num curto espaço de poucos mais de vinte dias em agosto. 

De acordo com os calendários já disponibilizados, tanto pela Federação Portuguesa de Futebol, como pela UEFA, o segundo classificado da liga portuguesa terá forçosamente de ter um início de temporada exigente, com praticamente jogos de três em três dias. O caso do Sporting será o mais complicado, caso vença a final da Taça de Portugal ao Desportivo das Aves, uma vez que terá de começar a nova época a 4/5 de agosto com a disputa da Supertaça Cândido Oliveira, à partida, com o FC Porto, formação que está mais próxima de conquistar o título.

Logo a seguir, a 7/8 de agosto, a partir daqui o calendário já é válido para os três candidatos ao segundo lugar, joga-se a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, antes do arranque da nova edição da Liga, marcado para 11/12 agosto. Sem tempo para respirar, o segundo classificado joga a segunda mão da pré-eliminatória, a 14 de agosto, antes da segunda jornada da Liga, prevista para 18/19 agosto.

Em caso de sucesso na 3ª pré-eliminatória, a semana seguinte começa com a disputa da primeira mão do play-off de aceso à fase de grupos, com o primeiro jogo marcado para 21/22 agosto e o segundo para 28/29 de agosto, ainda com a terceira jornada da Liga pelo meio, marcada para 25/26 agosto.

Tudo somado, serão sete jogos, caso o Sporting vença a Taça de Portugal, oito, num curto espaço de 25 dias. Caso seja bem-sucedido também no play-off, a fase de grupos, que também contará com o campeão português, começará a 18/19 setembro, com a primeira jornada.

As equipas que ficaram em terceiro e quarto lugares vivem cenários diferentes. O terceiro classificado, se o Desportivo das Aves não vencer a Taça de Portugal, entra diretamente na fase de grupos da Liga Europa. Ou seja, começa a participação na prova a 20 de setembro. Por sua vez, o quarto classificado inicia as provas oficiais em julho. A participação na segunda pré-eliminatória da Liga Europa com data marcada para o dia 25 de julho. Em caso de apuramento, o quarto classificado do campeonato nacional disputa a terceira pré-eliminatória a 9 de Agosto e, por fim, o play-off de acesso à fase de grupos da prova dia 23 do mesmo mês.

Calendário do início de temporada 2018/19

26 de julho: Liga Europa (segunda pré-eliminatória, 1.ª mão)

 

2 de agosto: Liga Europa (segunda pré-eliminatória, 2.ª mão)

4/5 agosto: Supertaça Cândido Oliveira

7/8 agosto: Liga Campeões (terceira pré-eliminatória, 1ª mão)

9 de agosto: Liga Europa (terceira pré-eliminatória, 1.ª mão)

11/12 agosto: Liga (1ª jornada)

14 agosto: Liga Campeões (terceira pré-eliminatória, 2ª mão)

16 de agosto: Liga Europa (terceira pré-eliminatória, 2.ª mão)

18/19 agosto: Liga (2ª jornada)

21/22 agosto: Liga Campeões (play-off, 1ª mão)

23 agosto: Liga Europa (play-off, 1.ª mão)

25/26 agosto: Liga (3ª jornada)

28/29 agosto: Liga Campeões (play-off, 2ª mão)

30 agosto: Liga Europa (play-off, 2.ª mão)