O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol divulgou esta terça-feira as deliberações relativas à última jornada da Liga que incluem apenas três jogadores suspensos e dezenas de multas, muitas delas relacionadas com o comportamento impróprio dos adeptos. Uma das multas mais pesadas foi aplicada ao Santa Clara na sequência da confusão que se gerou na flash-interview que se seguiu ao jogo que o FC Porto venceu por 2-1.

Anderson Carvalho (Santa Clara). Zainadine (Marítimo) e Sebastian Coates (Sporting) vão ter de cumprir um jogo de castigo depois de terem completado uma série de cinco cartões amarelos.

Além dos castigos, as deliberações do Conselho de Justiça estão repletas de repreensões e multas. O Benfica, por exemplo, foi condenado a pagar uma multa de 1.434 euros no jogo com o Feirense depois dos adeptos terem deflagrado quatro flash Lights e um petardo. Ao valor desta multa foram ainda acrescentados mais 957 euros pelo facto do clube ser reincidente no que diz respeito à entrada de materiais pirotécnicos.

A estas multas juntam-se outras da deslocação do Benfica ao Bonfim, com o relatório do árbitro a incluir nova lista de materiais pirotécnicos utilizados pelos adeptos encarnados: 3 flash lights, 5 petardos, um pote de fumo e duas tochas. Um total de onze engenhos pirotécnicos que custaram ao clube mais 3,347 euros. No total, em apenas dois jogos, o Benfica acumulou quase 7 mil euros em multas.

O FC Porto também terá de pagar uma multa pelo comportamento incorreto dos seus adeptos. No jogo com o Portimonense, o clube do Dragão foi condenado a pagar 383 euros por insultos dirigidos ao guarda-redes adversário.

Ainda no capítulo das multas, destaque para uma multa pesada para o Santa Clara, de 4,782 euros, devido à confusão na flash-interview no final do jogo com o FC Porto. Segundo explica o relatório do árbitro, os diretores de imprensa dos dois clubes, em sintonia com a Sport TV, tinham decidido alterar a ordem habitual das entrevistas, mas quando João Henriques chegou ao local, recusou falar antes de Sérgio Conceição. Gerou-se um impasse e foi mesmo o treinador do FC Porto a falar primeiro, mas pelo meio, a Sport TV foi obrigada a interromper a sua transmissão por cerca de um minuto.