A realização de jogos de futebol em dia de eleições «não é proibido», mas «misturar as duas coisas poderá ser pouco sensato» e «não é recomendável». Esta é a posição da Comissão Nacional de Eleições (CNE) sobre a marcação de três jogos da Liga para dia 4 de outubro, dia das Legislativas.

Benfica, FC Porto e Sporting vão jogar na sétima jornada da Liga no mesmo dia em que os portugueses vão votar para a eleição do XX Governo Constitucional da República Portuguesa.

O porta-voz da CNE afirmou que «a lei não proíbe as atividades normais e correntes» no dia das eleições, mas João Almeida acrescentou que «tem havido a opinião consensual de que não é adequado» a realização de jogos de futebol no mesmo dia e, em 40 anos de democracia, esta será a primeira vez que tal acontece em dia de eleições para a Assembleia da República.

«Diria que é pouco sensato misturar as duas coisas. Não é proibido, mas não é recomendável», frisou João Almeida, em declarações recolhidas pela agência Lusa, ressalvando que, por nunca se ter registado uma situação idêntica, a CNE nunca se pronunciou sobre a possibilidade de decorrerem jogos de futebol no mesmo dia de eleições legislativas.

O porta-voz da CNE justificou ainda que, normalmente, se antecipam ou adiam as competições desportivas para «não desviar as pessoas dos locais onde votam» e «oferecer mais um pretexto para a abstenção». «Haverá algumas centenas de pessoas que porventura já estariam pouco motivadas para irem votar e, agora, vão preferir acompanhar a sua equipa», referiu o porta-voz.

Data condicionada pelos jogos internacionais

Os profissionais que estão envolvidos nos jogos, quer sejam jogadores, pessoas das equipas técnicas, entre outros, poderão, caso o pretendam, votar antecipadamente, junto das respetivas câmaras municipais, observou ainda o responsável da CNE.

Já depois do anúncio da marcação dos jogos dos três grandes, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional esclareceu que essa marcação foi acordada com os clubes tendo em conta as competições europeias e os jogos da seleção portuguesa. Todas as suas outras competições foram antecipadas para 3 de outubro, de forma a não coincidir com o dia das eleições.

Os jogos em causa são a visita do bicampeão Benfica a casa do União da Madeira, às 16:00, e as receções do FC Porto ao Belenenses, às 18:15, e do Sporting ao V. Guimarães, a partir das 20:30. O Sp. Braga é o único clube nas competições europeias a jogar na segunda-feira, quando recebe o Arouca, às 20:00.

Esta ronda do campeonato ocorre depois de encontros das competições europeias e antecede os derradeiros embates da seleção portuguesa com a Dinamarca, em Braga, na quinta-feira, 8 de novembro, e com a deslocação à Sérvia, três dias depois, na qualificação para o Euro 2016.