Benfica recuperou o comando da Liga com a vitória sobre o Nacional, mas dormiu no segundo lugar, pela primeira vez em mais de quatro meses. O FC Porto venceu o Clássico e mantém pressão sobre um líder a um ponto de distância, ainda com um duelo direto para se jogar, o Sporting perdeu a oportunidade que tinha de voltar a entrar nas contas do título. É uma luta a dois, numa fase de esperança no Dragão e dúvidas na Luz. Ambos jogaram em casa nesta 20ª jornada e os números de espectadores nos dois estádios reforçam essa ideia: o Dragão teve a segunda melhor casa da época (48.329), atrás apenas do Clássico com o Benfica da 10ª jornada (50.019), a Luz a pior da temporada para a Liga (48.632), pela primeira vez abaixo dos 50 mil espectadores. Restam 14 jornadas de campeonato, com momentos que se adivinham mais intensos. A começar pelas próximas duas jornadas. Vão ser a doer, com ambos os candidatos no Minho, em deslocações difíceis.

Chegam além disso num mês de fevereiro que, para ambos os rivais, representa ainda o início da discussão dos oitavos de final da Liga dos Campeões: o Benfica frente ao Dortmund, a 14 de fevereiro, o FC Porto perante a Juventus, a 22.

Por causa do compromisso europeu, nas próximas três rondas um dos dois candidatos jogará sempre em antecipação, à sexta-feira. Na ronda 21 será o Benfica, em casa e frente a um Arouca que voltou às vitórias (venceu o V. Setúbal, que tinha batido as águias na ronda anterior). No sábado joga-se o V. Guimarães-FC Porto, deslocação exigente para o dragão.

Na ronda a seguir invertem-se as posições. O FC Porto à sexta-feira, em casa e frente ao Tondela, e no domingo o Benfica a viajar até ao Minho, para jogar em casa do Sp. Braga.

A 23ª jornada reserva mais dois duelos interessantes para os candidatos. O Benfica volta a abrir à sexta-feira em casa frente ao D. Chaves, que ainda há pouco complicou a vida ao Sporting, na Liga e na Taça da Liga, e já tinha mostrado qualidade frente a águias e dragões na primeira volta. E no domingo o FC Porto tem dérbi em casa do Boavista.

A abrir março o Benfica tem a primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, frente ao Estoril, num mês onde há apenas três jornadas de Liga, por causa da paragem das seleções, e ainda a decisão dos oitavos da Champions: para o Benfica em Dortmund a 8 de março, para o FC Porto em Turim a 14 de março.

E depois Abril, intenso, intenso. Com o Benfica-FC Porto logo a abrir, tendo o domingo dia 2 como referência (a ronda 27 é precisamente a primeira que não está marcada ainda pela Liga). Não há volta a dar, mude ou não o equilíbrio de forças até lá, este será sempre um dos jogos de referência para o que falta de Liga.

Os clássicos e abril em alta rotação

Além disso, antecede uma vez mais uma série exigente para ambos. Na ronda seguinte o Benfica visita o Moreirense e o FC Porto recebe o Belenenses. Depois é a vez de o FC Porto ir a Braga, enquanto o Benfica recebe o Marítimo. E na 30ª jornada há dérbi, Sporting-Benfica.

Para já, FC Porto e Benfica estão empatados no «campeonato dos clássicos». Aos dragões só falta um, precisamente frente ao Benfica, e somam quatro pontos, vitória sobre o Sporting, empate com o Benfica e derrota em Alvalade. O Benfica fez dois, venceu o Sporting e empatou no Dragão. Os «leões» somam três pontos, correspondentes à vitória sobre o FC Porto e às duas derrotas. Os resultados dos clássicos indicam normalmente tendências na Liga, mas nem sempre no saldo global. Que o diga o Benfica, que na época passada foi campeão tendo perdido todos os clássicos menos o de Alvalade, que ganhou. Nunca alguém tinha sido campeão com tal registo nos clássicos. 

Nas quatro rondas que restam, o Benfica recebe o Estoril, vai a Vila do Conde, recebe o V. Guimarães e fecha no Bessa. O FC Porto joga em Chaves e em casa do Marítimo, antes de receber o Paços de Ferreira e terminar a Liga em Moreira de Cónegos.

O que falta jogar na Liga a Benfica e FC Porto

21ª jornada

Sexta-feira, 10 fevereiro

Benfica-Arouca, 20:30

Sábado, 11 fevereiro

V. Guimarães-FC Porto, 20:30

22ª jornada

Sexta-feira, 17 fevereiro

FC Porto-Tondela, 20h30

Domingo, 19 fevereiro

Sp. Braga-Benfica, 20h15

23ª jornada

Sexta-feira, 24 fevereiro

Benfica-D. Chaves, Sexta-feira, 20h30

Domingo, 26 fevereiro

Boavista-FC Porto, 20h15

24ª jornada

Sábado, 4 março

FC Porto-Nacional,  18h15

Feirense-Benfica, 20h30

25ª jornada

Sexta-feira, 10 março

Arouca-FC Porto, 20h30

Segunda-feira, 13 março

Benfica-Belenenses, 20h00

26ª jornada

Sábado, 18 março

Paços Ferreira-Benfica, 20h30

Domingo, 19 março

FC Porto-V. Setúbal, 18h00

27ª jornada - 2 abril*

Benfica-FC Porto

28ª jornada – 9 abril*

Moreirense-Benfica

FC Porto-Belenenses

29ª jornada – 15 abril*

Benfica-Marítimo

Sp. Braga-FC Porto

30ª jornada – 23 abril*

Sporting-Benfica

FC Porto-Feirense

31ª jornada – 30 abril*

Benfica-Estoril

D. Chaves-FC Porto

32ª jornada – 7 maio*

Rio Ave-Benfica

Marítimo-FC Porto

33ª jornada – 14 maio*

Benfica-V. Guimarães

FC Porto-Paços Ferreira

34ª jornada – 21 maio*

Boavista-Benfica

Moreirense-FC Porto

*Jornadas ainda sem horários definidos

O calendário e a classificação da Liga