O FC Porto advertiu esta quinta-feira para a «iminência de graves problemas de segurança» no Clássico de sábado, no Estádio da Luz.

Na base deste aviso está a suposta aquisição por parte dos adeptos portistas de 1700 bilhetes destinados a sócios do Benfica, veiculada pelo Jornal de Notícias, o que aumenta para 5 mil o número de eventuais espectadores afetos aos dragões.

No site oficial, os dragões fizeram um alerta «às autoridades para os riscos e apela para que, desde já, se averigue da necessidade do aumento do setor visitante», pedindo ainda que «os adeptos possam ocupar os lugares antes de o jogo se iniciar».

«A ser verdade esta informação, podemos estar na iminência de graves problemas de segurança se o organizador do jogo e as autoridades policiais não prepararem devidamente o encaminhamento e acomodação dos adeptos. Todos os adeptos com bilhetes ou convites terão acesso ao jogo, exceto os que se apresentarem com bilhetes de sócios do Benfica, a quem poderá ser vedada a entrada», lê-se na nota.

O clube acrescenta que aos espectadores «munidos de um título de ingresso válido terá de ser permitida a entrada, sendo provável que a polícia, invocando naturais razões de segurança, os encaminhe para o setor visitante».

«Acontece que, como todos sabem, os 3.250 lugares do setor visitante serão integralmente ocupados com adeptos do FC Porto, não existindo mais lugares para todos os outros adeptos que eventualmente sejam para aí encaminhados, podendo resultar um problema de sobrelotação, com todos os perigos que a situação acarreta», avisa ainda o clube.