O treinador do Benfica, Jorge Jesus, fez neste sábado a antevisão do encontro da 15.ª jornada da I Liga. Os encarnados dão o pontapé de saída de 2015 no terreno do Penafiel, 15.º classificado, às 19h15 de domingo.

«O Benfica quer começar 2015 com uma vitória, independentemente do adversário. E quer fazê-lo com respeito, sabendo que o campo do Penafiel é difícil. O Penafiel quando joga com o Benfica está com a motivação e a concentração em alta, o que faz com que nos dificulte a tarefa. Sei que vamos encontrar uma equipa à procura de nos surpreender no contra-golpe. Tem dois extremos rápidos para isso, mas nós estamos preparados. Temos de fazer a diferença pela qualidade defensiva que temos. Nós e o FC Porto somos a equipa com menos golos sofridos. Queremos manter a nossa organização defensiva, a nossa qualidade e também as nossas características e a nossa criatividade ofensiva. Sabemos que quando conseguimos juntar estes momentos somos muito fortes. E queremos fazer isso», disse. 

Ainda assim Jorge Jesus sabe que este jogo vai ter a sua dificuldade, mas não acredita num duelo olhos nos olhos, pois é algo «subjetivo»: «Não é fácil para o Penafiel, e para outras equipas da Liga, jogar cara-a-cara com os grandes. Cada um joga com as armas que tem e sei que é o que o Penafiel vai fazer. Como é normal no futebol, nem sempre as melhores equipas e as que têm melhores jogadores ganham. Todas as equipas sabem disso e, por isso, há sempre a possibilidade de acontecer. As equipas de menos valor têm sempre a crença de ganhar pontos aos grandes.»

Para o Benfica também há a crença da manter a liderança, com vários pontos de distâncias, mas «a pressão é sempre igual»: «O Benfica está em primeiro, tem de tentar ganhar todos os jogos e depois fazer o somatório em relação aos adversários. Se tiver seis pontos de vantagem é bom e se tiver mais de seis é ainda melhor. Mas isso não vai tirar responsabilidade, nem pressão. É tudo igual. Depois da jornada, se conseguirmos ter mais pontos melhor, se não pior. Mas não tira em nada as ideias de ser líder.»