Rui Vitória, treinador do Benfica, analisa o nulo em Alvalade, em dérbi da 33ª jornada da Liga:

[o empate é justo?] «Não. Se vocês considerarem justo, estão a ver mal o jogo. Fizemos uma primeira parte de grande nível, em casa de uma equipa forte. Deveríamos ter feito golos. Não os fizemos, mas fomos uma equipa de carácter, de grande entrega. Merecíamos ter vencido. Isto não tira qualquer mérito e valor ao Sporting, mas hoje fomos melhores. Estava a ver as imagens nas televisões antes de subir e vi uma preocupação em colocar-se um lance do Benfica e outro do Sporting. Só houve equilíbrio na posse de bola, mais nada. O Sporting esteve um pouco melhor na segunda parte, mas a nossa estratégia da primeira parte foi muito boa. Tivemos lances mais do que suficientes para ganhar, e o Rui (Patrício) faz uma ou duas defesas de grande nível, ao nível dos melhores da Europa.»

[a luta pelo 2º lugar está perdida?] «Ainda falta uma jornada. Essa carga…valorizem o que o Benfica fez, pois andaram o ano todo a bater na equipa do Benfica. Era um alvo a bater, porque não podia vencer o quinto campeonato. Vamos ver até à última jornada. O campeonato ainda não acabou, e depois faremos esse balanço.»

[criticou a arbitragem na «flash interview»...ela justifica uma das piores épocas dos últimos anos?] «Quem disse isso? Está a deduzir algo que eu não disse. Vou repetir o que disse: o Carlos Xistra anda aqui há muitos anos, e falei factualmente deste jogo, e também do jogo em nossa casa. Mais nada. Não falei do campeonato. De manhã há uma reunião preparatória com a equipa de arbitragem e as duas equipas, e já disseram: "Demore o tempo que demorar, se tivermos de analisar algum lance, vamos analisar". Diz-se isto de manhã, por que não se faz à noite? Têm batido tanto no Benfica, e eu tenho noção da responsabilidade que tenho, e tento sempre ser elegante e respeitador. Se calhar já vou tarde...mas tenho de falar com o presidente para arranjar outra estratégia. Não entendo isto. Estava a olhar para esta arbitragem e parece que os árbitros querem que isto ande assim, para o 0-0, e depois há um lance complicado aos 90 e já não sabem o que fazer. Ou foi mal analisado por quem está a apitar, ou pelo vídeoárbitro. Certo é que vimos quatro pontos a esfumar-se em dois dérbis, e nada agora podemos fazer.»

[esses quatro pontos colocariam o Benfica em igualdade com o FC Porto. Está aí a diferença na classificação?] «A minha memória é muito seletiva, não tenho assim tantos bits para pensar no campeonato todo. Tenho de ganhar mais bits. Fomos melhores em casa e aqui. Quem disser o contrário...eu não concordo. Há lances para serem analisados de outra forma. Curioso é que o Hugo Miguel foi árbitro de um e vídeoárbitro de outro. Se calhar temos de levar um elemento de arbitragem para essas reuniões preparatórias, porque se calhar não estamos a entender o que nos dizem. E atenção que eu nem vi os lances todos. O que eu via nas televisões era uma jogada nossa, outra assim-assim do Sporting. Isso é que passava. Hoje estou a falar mais de coração.»

[se a entrada de Jonas não foi tardia, dada a importância de um triunfo] «Você vê sempre o copo meio vazio. Fizemos uma primeira parte de grande nível. Fomos melhores. Merecíamos ter vencido, com mais ou menos Jonas. O Benfica chegou aqui e impôs o seu jogo. Para alguns é tudo bonito, para outros é tudo cinzento. Já vos conheço de ginjeira. Fomos melhores, e é isso que têm de dizer. Chegámos aqui e fomos melhores. Ponto final.»