Cinco jornadas, dois líderes, ainda que a diferença de golos coloque o FC Porto no número um da tabela da Liga. Os dragões e o Sporting estão a fazer um campeonato perfeito, com cinco vitórias no mesmo número de jogos. Segue-se a sexta ronda do campeonato e se ambas conseguirem novo triunfo, o campeonato português vai assistir a uma raridade histórica. Há gente nascida, adulta e empregada que nunca viu algo semelhante.

Tudo depende de quatro equipas, portanto. Daquilo que fizerem Sporting e Tondela em Alvalade e Rio Ave e FC Porto em Vila do Conde. Se leões e dragões vencerem, pela primeira vez em 27 anos dois clubes conseguem na mesma época chegar à sexta jornada só com vitórias.

Para se perceber a dificuldade do assunto, em 83 campeonatos isso apenas sucedeu…duas vezes. Uma em 1990/91, outra em 1947/48. O que visto pelo prisma da probabilidade, significa que um deles deve perder pontos.  E mesmo se isolarmos uma equipa, ganhar as seis primeiras partidas é menos raro, mas igualmente difícil.

O melhor início de sempre do Sporting

A última vez que duas equipas somaram seis vitórias nos seis jogos iniciais da Liga foi há 27 anos. Quem eram? O Sporting e o FC Porto.

Nessa época, Marinho Peres fez aquele que, na História, é o melhor arranque de sempre do leão. Foram onze vitórias consecutivas até um empate 2-2 em Chaves, uma partida que os verdes e brancos estiveram a vencer por 2-0.

Há, porém, um registo mais recente de seis jogos/seis vitórias no passado do clube de Alvalade. Bobby Robson conseguiu-o em 1993/94: o Gil Vicente conseguiu travar o leão (0-0) na 7ª jornada.

Em jeito de curiosidade, o Sporting conseguiu fazer 6/6 em cinco ocasiões: as mesmas que o FC Porto e o Benfica.

O FC Porto: isto parece que tem cem anos

O dragão, portanto, está tão habituado a fazer seis vitórias seguidas a abrir a Liga como os rivais. Mas fê-lo mais recentemente que Sporting e Benfica.

A equipa de André Villas-Boas foi a última, de toda a Liga, a fazer o pleno em seis jornadas. Era a temporada 2010/11, uma época de glória azul e branca. A série foi interrompida pelo V. Guimarães (1-1), no Berço.

Também recente foi a série de Jesualdo Ferreira, em 2007/08. Foi, aliás, melhor. Porque o FC Porto do professor fez oito triunfos nas oito jornadas inaugurais – empatou 1-1 com o Belenenses na 9ª.

Como se disse, em 1990/91, Sporting e FC Porto chegaram ao final do sexto jogo empatados com 12 pontos. Artur Jorge estava no banco portista quando pela segunda vez na História se deu o facto de duas equipas terem vencido as seis primeiras partidas da Liga.

Esse FC Porto ficou-se por aí, ou seja, longe do recorde absoluto. Mais longe do que o número de partidas é o número de anos, porém. Mihaly Siska conseguiu vencer os 13 primeiros jogos de 1939/40. Não são cem anos de distância, mas parecem.

O Benfica: um recorde que nunca será batido?

A primeira equipa a conseguir alcançar aquilo que FC Porto e Sporting procuram nesta jornada foi o Benfica. Ainda mais distante do que o dragão de Siska, diga-se. Também com um húngaro ao comando, as águias fizeram o seis em seis a abrir a Liga 1936/37.

O Benfica está impossibilitado de repetir a proeza nesta época devido ao empate com o Rio Ave (1-1), na quarta jornada. É a 35ª temporada consecutiva em que falha em vencer as seis primeiras jornadas.

Por outras palavras, dos três grandes, os encarnados são aqueles que há mais tempo perdem sempre pontos nos seis jogos inaugurais: a última vez que fizeram um pleno de seis vitórias a abrir foi em 1982/83, com Eriksson.

No entanto, o Benfica tem o melhor início de campeonato de todos os tempos. Em 1972/73, Jimmy Hagan e as suas águias conseguiram o tremendo feito de vencer os primeiros 23 jogos do campeonato!

Essa série foi interrompida nas Antas graças a um golo de Flávio Minuano, brasileiro que selou o 2-2 da jornada 24.

Exceções: Belenenses e Sp. Braga

Uma das equipas da Liga vencer os seis jogos que abrem o campeonato sucedeu 17 vezes em 83 anos. 15 delas os três grandes, distribuídos de forma igual, mais o Sp. Braga em 2009/10, com Domingos Paciência, e o Belenenses do argentino Alejando Scopelli.

E é este último dado que fica na retina. Em 1947/48, o Belenenses acompanhou o Sporting na tabela nas seis jornadas inaugurais. Empatou na Tapadinha em dérbi com o rivalíssimo Atlético na sétima e feito semelhante àquele, duas equipas com seis triunfos em seis partidas, aconteceu apenas 47 anos depois.

No total, como se referiu, duas vezes em 83 edições do campeonato. Serão três em 84? Sporting e FC Porto têm a resposta. Assim como Tondela e Rio Ave.