Paulo Lopes, Branimir Kalaica, Pedro Pereira e Marcelo Hermes. São estes os jogadores do plantel do Benfica que ainda não jogaram na Liga 2016/17, e que Rui Vitória pode "consagrar" no Bessa, na última jornada.

Os quatro atletas festejaram a conquista do título, no passado sábado, e receberam as medalhas de campeão, mas ainda não somaram qualquer minutos no campeonato.

A esse propósito, refira-se que o Regulamento de Competições estipula, no seu artigo 25º, que «aos jogadores utilizados pelo clube vencedor será distribuída uma medalha em prata dourada», assim como «15 medalhas adicionais para serem distribuídas pelos agentes desportivos que o clube vencedor entender».

Dos quatro jogadores ainda por estrear, há um que já viveu uma situação amarga: Paulo Lopes acabou a época 2014/15 a chorar no banco, quando percebeu que não somaria qualquer minuto nessa campanha.

Na última jornada desse campeonato, na Luz com o Marítimo, Jorge Jesus manteve Júlio César como titular e no banco tinha três jogadores à espera da estreia na Liga: Sílvio, Mukhtar e Paulo Lopes. Com a entrada de Talisca ao intervalo, ficou desde logo inviabilizada a estreia de um destes elementos. Sílvio entrou para o lugar de Eliseu (60m) e a lesão de Salvio precipitou a entrada de Mukhtar (74m), deixando o guarda-redes em lágrimas.

Hermes e Pedro Pereira chegaram ao Benfica no mercado de inverno, e ambos esperam ainda pela primeira aparição na equipa principal. O lateral brasileiro fez apenas dois jogos pela equipa B, recentemente, mas o jogador português nem isso, embora já tivesse jogado de águia ao peito entre 2008 e 2015.

Tal como Pedro Pereira, Branimir Kalaica ainda tem idade de júnior, e até fez dois jogos pela equipa de sub-19 do Benfica, mas jogou sobretudo na equipa B (quinze presenças). Frente ao Boavista, no próximo sábado, pode estrear-se também com a camisola principal dos «tetracampeões» nacionais.