Momento: cotovelada de Yebda a Bas Dost

Momento de apreensão no Restelo. O Sporting tinha acabado de deixar escapar entre os dedos uma vantagem que chegou a ser confortável. Num ápice, tinha consentido dois golos e o resultado estava em 3-3, quando, num lance na área do Belenenses, em que André Pinto está perto de marcar, Bas Dost é atingido pelo cotovelo de Yebda e fica por terra. O jogo seguiu, mas Bruno Paixão, alertado por João Capela, o vídeoábitro, voltou a rever o lance. Conclusão: segundo cartão amarelo para o argelino e grande penalidade para os leões. Bas Dost tinha, entretanto, deixado o relvado para receber assistência e não teve autorização para reentrar e marcar a grande penalidade. Marcou Bruno Fernandes que fez questão de ir logo festejar com o holandês.

Figura: Bruno Fernandes com assistências e golo

Mais uma grande exibição do médio, esta noite determinante no triunfo dos leões, primeiro com duas assistências, para Bas Dost e Gelson, darem a volta ao resultado. Depois, já perto do final, na conversão da grande penalidade que permitiu aos leões reclamar os três importantes pontos. Pelo meio, muito jogo. Destacamos, entre todos os lances, a forma espetacular como isolou Bas Dost no lance do primeiro golo dos leões.

Outros destaques: confira a FICHA DO JOGO

Gelson Martins

Está em grande forma e esta noite carimbou mais uma exibição de nível elevado, principalmente na primeira parte. Marcou o segundo golo dos leões, com um remate cruzado, pouco depois de ter desperdiçado outra oportunidade flagrante destacado diante de André Moreira. Recuperou muitas bolas, exercendo uma pressão intensa sobre o detentor da bola, obrigando os defesas do Belenenses a uma série de erros. Depois é muito rápido a decidir e a concretizar.

Diogo Viana

Mais uma exibição de nível elevado esta noite, neste caso, do lado dos azuis. Joga na zona central, mas cai facilmente para os flancos no apoio ao ataque, obrigando os leões a esticar a defesa e a abrir buracos ao centro.

Licá

Grande golo a colocar novamente o Beleneneses a discutir o resultado. Passe atrasado de Nathan e remate de primeira do avançado sem hipóteses para Rui Patrício. Num ataque bem maleável do Belenenses, Licá movimentou-se muito bem, colocando dificuldades ao centrais, bem como aos laterais leoninos.

Acuña

Um bom golo e uma série de cruzamentos bem medidos, antes de recuar no terreno para jogar como lateral. Marcou depois de uma excelente receção, a passe de Ristovski, antes de rematar à meia volta para as redes de André Moreira. Voltou a marcar já nos últimos instantes da partida, novamente a passe do lateral macedónio, mas desta vez estava adiantado e não valeu.

Ristovski

O lateral macedónio voltou a mostrar que é uma alternativa válida a Piccini. Esta noite esteve muito em jogo, subindo muito bem pelo flanco. Fez duas assistências para Acuña marcar, mas apenas a primeira foi legal.

Fredy

Jogou essencialmente sobre a direita, ajudando a fechar o corredor, mas apareceu muitas vezes ao centro, por troca com  Diogo VIana, para aparecer entre linhas, nas costas de Battaglia. Se o Belenenses conseguiu uma boa mobilidade no ataque, deve-se em boa parte às boas movimentações do angolano.