Há muito em jogo em dezembro para os candidatos ao título. Um mês que tem vindo a ganhar peso no calendário nacional, este ano mais ainda. E pelo qual nem Benfica, nem Sporting, nem FC Porto têm passado incólumes nas últimas temporadas.

Esta será a terceira temporada em que a Taça de Portugal se junta a um calendário que já incluía três jornadas de Liga, depois de dois meses, outubro e novembro, em câmara lenta, mais a decisão da fase de grupos das competições europeias e, a fechar, uma ronda de Taça da Liga.

No que diz respeito à Liga, a época em que dezembro trouxe maior mudança nos últimos três anos, aqueles que tiveram um calendário de intensidade parecida com o atual, foi mesmo a última, 2015/16. À entrada para o último mês do ano o Sporting liderava com 29 pontos, mais dois que o FC Porto e mais sete que o Benfica. Mas a derrota com o União à 14ª ronda atrasou a equipa de Jorge Jesus, no seu primeiro ano em Alvalade. O FC Porto, que fez o pleno de vitórias nas três rondas desse mês, passou o ano na frente, com 36 pontos contra 35 do Sporting. E o Benfica, que também venceu os três encontros, passava a estar a cinco pontos da frente, num campeonato que haveria de vencer.

 Mas o FC Porto não sobreviveu a dezembro de 2015 sem sequelas. Os dragões foram eliminados da Liga dos Campeões na última ronda, ao perderem na visita ao Chelsea. Na Taça de Portugal seguiram em frente, ao afastarem o Feirense, tendo de resto fechado o ano com uma derrota frente ao Marítimo para a Taça da Liga.

Quanto ao Sporting, além de ter perdido a liderança da Liga em dezembro, também foi eliminado da Taça de Portugal nos oitavos, frente ao Sp. Braga, que acabaria por vencer a final. Garantiu no entanto o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa, como segundo do grupo, ao vencer o Besiktas por 3-1 na segunda ronda.

O Benfica, por sua vez, chegava aqui já afastado da Taça, precisamente pelo Sporting, e já apurado para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Perdeu em casa com o At. Madrid na última ronda (1-2), pelo que ficou pelo segundo lugar do grupo.

Na temporada 2014/15, o Benfica foi o único dos três a fazer o pleno nas três jornadas de Liga de dezembro, o que inclui a vitória sobre o FC Porto no clássico (2-0). Já liderava à entrada para o mês e aumentou a vantagem no fecho do ano, com 37 pontos contra 31 do FC Porto e 27 do Sporting, que era quinto por esta altura.

Dezembro trouxe no entanto a eliminação da Taça de Portugal para o Benfica, frente ao Sp. Braga. Na Europa, já estava eliminado e com o último lugar no grupo assegurado quando empatou com o Bayer Leverkusen na última ronda.

O FC Porto, que chegava aqui já apurado na Liga dos Campeões e com o primeiro lugar assegurado, empatou com o Shakhtar Donetsk (1-1) a fechar a fase de grupos. Os dragões já tinham sido eliminados da Taça logo na terceira eliminatória, frente ao Sporting.

Quanto aos leões, conseguiram o apuramento na Taça de Portugal, frente ao Vizela, mas dezembro marcou o adeus à Liga dos Campeões. O Sporting, orientado por Marco Silva, chegava à última ronda, na visita ao Chelsea, ainda com hipóteses de apuramento, mas a derrota em Stamford Bridge, aliada à vitória do Schalke no outro jogo, ditou a queda para a Liga Europa.

Recuando ainda a 2013/14, temos outra época em que dezembro mudou o equilíbrio das coisas, mesmo na Liga. Benfica e Sporting partiram para o último mês do ano em igualdade na frente com 26 pontos, mais dois que o FC Porto. Mas um empate frente ao Arouca para os encarnados e outro frente ao Nacional para os leões, enquanto os dragões faziam o pleno de vitórias, ditou algo inédito: 2014 fechava com os três iguais na frente, todos com 33 pontos. Nunca antes tinha acontecido.

Mas dezembro trouxe duas eliminações na Liga dos Campeões. O FC Porto caiu depois de perder na visita ao At. Madrid, quando precisava de ganhar e esperar pelo resultado do Zenit. E o Benfica terminou também em terceiro no grupo em igualdade com o Olympiakos, embora tenha vencido o PSG (2-1) na última ronda.

Esta foi uma época ainda sem jornada de Taça de Portugal a meio de dezembro. O Sporting não estava nas competições europeias nessa temporada, pelo que além da Liga apenas jogou em dezembro uma partida da primeira ronda da Taça da Liga, um nulo frente ao FC Porto.

Há cada vez mais decisões em dezembro. Esta época, a juntar a todas as que já existiam, acrescenta-se ainda mais uma jornada da Liga a meio da semana, mesmo antes do natal. Quatro competições diferentes, duas delas decisivas.  

Apenas Benfica e Sporting vão jogar as quatro provas, sendo que pelo meio terão confronto direto para a Liga, dérbi na Luz à 13ª jornada. O FC Porto já foi eliminado da Taça de Portugal pelo D. Chaves, na ronda anterior, e joga, tal como o Benfica, o futuro na Liga dos Campeões. O Sporting já não pode apurar-se na prova principal e discute na última jornada a passagem à Liga Europa.

O calendário dos três grandes em dezembro de 2016:

Benfica

2 dezembro, Marítimo-Benfica, Liga, 12ª jornada

6 dezembro, Benfica-Nápoles, Liga Campeões, 6ª e última jornada

11 dezembro, Benfica-Sporting, Liga , 13ª jornada

14 dezembro (a confirmar), Real-Benfica, Taça de Portugal, oitavos de final

17 dezembro, Estoril-Benfica, Liga, 14ª jornada

21 dezembro, Benfica-Rio Ave, Liga, 15ª jornada

29 dezembro, Benfica-P. Ferreira, Taça da Liga, 1ª jornada

Sporting

3 dezembro, Sporting-V. Setúbal, Liga, 12ª jornada

7 dezembro, Legia-Sporting, Lica Campeões, 6ª e última jornada

11 dezembro, Benfica-Sporting, Liga, 13ª jornada

14 dezembro (a confirmar), V. Setúbal-Sporting, Taça de Portugal, Oitavos de final

17 dezembro, Sp. Braga-Sporting, Liga, 14ª jornada

22 dezembro, Belenenses-Sporting, Liga, 15ª jornada

29 dezembro (a confirmar) Sporting-Varzim, Taça Liga, 2ª jornada

FC Porto

3 dezembro, FC Porto-Sp. Braga, Liga, 12ª jornada

7 dezembro, FC Porto-Leicester, Liga Campeões 6ª e última jornada

11 dezembro, Feirense-FC Porto, Liga, 13ª jornada

15 dezembro, FC Porto-Marítimo, 15ª jornada

18 dezembro, FC Porto-D. Chaves, Liga, 14ª jornada

29 dezembro (a confirmar), FC Porto-Feirense, Taça da Liga, 2ª jornada